Ipea eleva estimativa para inflação este ano no Brasil a 6,5%
![]()
Por Rodrigo Viga Gaier
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) manteve nesta quinta-feira sua estimativa para o crescimento da economia brasileira este ano em 1,1%, mas elevou a projeção para a inflação a 6,5%, bem acima do teto da meta.
A projeção anterior para a alta do IPCA este ano era de 5,6%, já acima da meta oficial. Para 2023, o instituto projeta uma desaceleração do IPCA para 3,6%.
O centro da meta oficial para a inflação em 2022 é de 3,5% e para 2023 é de 3,25%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.
A mudança foi motivada pela alta global de preços diante da guerra entre Rússia e Ucrânia.
"Mesmo diante de um comportamento mais benevolente do câmbio, a manutenção da trajetória de alta das commodities no mercado internacional, aliada ao impacto da guerra sobre os preços do petróleo e aos efeitos climáticos sobre a produção doméstica de alimentos, levou a uma revisão das estimativas de inflação", explicou o Ipea.
Na última pesquisa Focus realizada pelo Banco Central, o mercado elevou a expectativa para a inflação este ano a 6,86%, de 6,59% antes. Para 2023 a conta subiu em 0,05 ponto percentual, a 3,80%.
Em relação à economia, o Ipea explicou que houve revisões para baixo nas estimativas para o desempenho da indústria e da agricultura este ano, mas perspectivas mais otimistas para o segmento de serviços.
"A manutenção da taxa de crescimento do PIB projetada para 2022 em 1,1% decorre, portanto, da revisão para cima do crescimento esperado do setor de serviços, que passou de 1,3% para 1,8%", disse o Ipea, citando a melhora da mobilidade urbana como fator para o desempenho do setor.
Para 2023, o Ipea estima expansão econômica de 1,7%.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde