Tropas russas recuam nas regiões ucranianas de Kiev e Chernihiv, dizem governadores
![]()
(Reuters) - A Rússia está recuando algumas de suas forças nas regiões de Kiev e Chernihiv, no norte da Ucrânia, disseram os governadores das duas regiões nesta sexta-feira.
A Rússia disse durante negociações na terça-feira que reduziria as operações nas regiões de Kiev e Chernihiv. Os combates continuaram em ambas as regiões e o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou que as forças russas não estavam se retirando, mas se reagrupando.
"Estamos observando o movimento de colunas de veículos (russos) de várias quantidades", escreveu o governador da região de Kiev, Oleksandr Pavlyuk, no aplicativo de mensagens Telegram.
Pavlyuk disse que algumas das tropas estavam indo em direção à fronteira com Belarus, aliada da Rússia.
Segundo ele, as forças russas deixaram a vila de Hostomel, que fica perto de um importante aeroporto, mas estavam atacando a cidade de Bucha. A Reuters não conseguiu verificar as informações.
O governador de Chernihiv, Viacheslav Chaus, disse que algumas tropas russas recuaram, mas algumas permaneciam em sua região.
"Ataques aéreos e com mísseis (ainda) são possíveis na região, ninguém está descartando isso", declarou ele em um discurso em vídeo.
(Reportagem de Natalia Zinets)
0 comentário
Ibovespa fecha acima de 190 mil pela 1ª vez após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Fim das tarifas recíprocas nos EUA redesenha o cenário para commodities e comércio
Dólar cai para R$5,1766 após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Ao mencionar escolha do chair do Fed, Trump diz que juros deveriam cair substancialmente
Trump anuncia tarifa global temporária de 10% para substituir taxas derrubadas pela Suprema Corte