Patrimônio mundial está em risco com guerra na Ucrânia, diz Unesco
![]()
PARIS (Reuters) - Dezenas de valiosas igrejas, locais históricos e museus foram danificados pela guerra na Ucrânia, afirmou a agência cultural da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira, acrescentando que está particularmente preocupada com a cidade de Chernihiv, no norte do país.
No mês passado, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) disse que reforçou medidas de proteção para o patrimônio cultural ameaçado da Ucrânia à luz da invasão da Rússia, como o uso de um emblema "Escudo Azul" para marcar seus locais e monumentos culturais.
"Estamos muito preocupados com a situação tanto no nível humanitário quanto do patrimônio (cultural). O patrimônio da humanidade está em perigo (na Ucrânia)", disse Ernesto Ottone, diretor-geral assistente de cultura da Unesco, em entrevista coletiva.
A primeira lista preliminar da Unesco de locais total ou parcialmente danificados apresentava 29 locais religiosos, 16 edifícios históricos, quatro museus e quatro monumentos.
A chefe da Unesco, Audrey Azoulay, escreveu ao chanceler russo Sergei Lavrov no início de março para lembrá-lo de que a Rússia é signatária da convenção para a proteção do patrimônio cultural em tempos de guerra, disse a agência.
Mas não houve resposta até agora, acrescentou.
(Reportagem de Elizabeth Pineau)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde