Rússia afrouxa algumas restrições para transferência de dinheiro ao exterior
![]()
(Reuters) - O banco central da Rússia informou nesta sexta-feira que está reduzindo restrições às transferências de recursos estrangeiros para pessoas físicas por um período de seis meses.
O banco disse que as medidas, que aumentam um limite anterior de recursos que podem ser transferidos para o exterior, não se aplicam a residentes e não residentes de países que impuseram sanções contra a Rússia por causa da Ucrânia.
"Dentro de um mês, os indivíduos têm o direito de transferir não mais que 10.000 dólares americanos ou o equivalente em outra moeda a partir da Federação Russa de sua conta em um banco russo para sua conta ou para outra pessoa no exterior", disse o banco em um comunicado.
O banco acrescentou que as transferências para o exterior a partir de contas bancárias de não residentes, pessoas físicas ou jurídicas de países que impuseram sanções estão suspensas pelos próximos seis meses.
A medida aliviará a pressão sobre os russos que enviam recursos regularmente para parentes no exterior ou para aqueles que deixaram o país e ficaram sem acesso aos seus recursos em casa.
"Do ponto de vista econômico, este é um primeiro e ainda muito cauteloso passo para aliviar as restrições ao movimento de capital", disse Dmitry Polevoy, analista da corretora Loko-Invest, com sede em Moscou.
"A escolha de (suspender algumas restrições) para indivíduos também é compreensível... os riscos para a estabilidade financeira são menores."
No mês passado, o banco central disse que estava suspendendo temporariamente as transferências de pessoas jurídicas e pessoas físicas estrangeiras de vários países para contas no exterior. Também limitou as transferências ao equivalente a não mais de 5.000 dólares por mês.
(Reportagem da Reuters)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde