Minério de ferro tem pico de quase 8 meses na China com esperanças de estímulo
![]()
Por Enrico Dela Cruz
(Reuters) - Os contratos futuros de commodities ferrosas na China subiram nesta sexta-feira, com o minério de ferro pairando perto de um pico de oito meses, com dados sombrios sobre a atividade fabril doméstica reforçando as expectativas de medidas adicionais de estímulo econômico para o maior produtor de aço do mundo.
O minério de ferro mais negociado, para entrega em setembro, na bolsa de commodities de Dalian da China encerrou as negociações diurnas em alta de 3,5%, a 926 iuanes (145,75 dólares) a tonelada, marcando seu sexto ganho semanal consecutivo. Anteriormente, atingiu seu nível mais alto desde 5 de agosto de 926,50 iuanes.
A atividade fabril da China caiu no ritmo mais rápido em dois anos em março, quando o ressurgimento dos casos de Covid-19 e as consequências econômicas da guerra na Ucrânia provocaram quedas acentuadas na produção e na demanda.
"A economia chinesa parece ter tropeçado em março, já que o aumento nos casos domésticos de Covid adiciona um risco negativo à atividade doméstica de curto prazo, juntamente com o aumento da incerteza no setor externo em meio a riscos geopolíticos globais", disseram economistas do JPMorgan em nota.
Para sustentar a economia, Pequim deve lançar medidas políticas, incluindo apoio fiscal para projetos de infraestrutura, por meio de títulos especiais do governo local, e para o setor corporativo, por meio de reduções de impostos e taxas, acrescentaram.
Também são esperados cortes na taxa básica de juros e no índice de compulsório, disseram eles.
O vergalhão de aço para construção na Bolsa de Futuros de Xangai subiu 2%, enquanto a bobina laminada a quente subiu 1,6%. O carvão metalúrgico de Dalian ganhou 1,8% e o coque avançou 2,1%.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde