ONS eleva previsão de carga de energia no país; vê chuvas acima da média no Sul
![]()
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) passou ao esperar um crescimento mais forte da carga de energia no país em abril, ao mesmo tempo em que vê melhora das chuvas e dos reservatórios das usinas hidrelétricas do Sul, região que enfrenta situação hídrica mais adversa.
Segundo boletim publicado nesta sexta-feira, o órgão prevê aumento de 4,5% da carga de energia elétrica neste mês ante igual período de 2021. Na semana passada, a estimativa era de alta de 3,7%.
O ONS também elevou a previsão para as chuvas no Sul para o equivalente a 140% da média histórica, ante 97% projetados na semana anterior. Já para os reservatórios da região, espera-se que atinjam 50% da capacidade ao final de abril, contra 40,5% da previsão anterior.
Foram realizados ainda ajustes marginais nas previsões para chuvas nos lagos das hidrelétricas do Sudeste (73% da média, ante 75%), Norte (106%, ante 113%) e Nordeste (49%, ante 43%).
Para a capacidade dos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste, a previsão é de 68,5% ao final de abril, contra 69,0% esperados na semana passada.
0 comentário
Superávit comercial da UE cai 60% com queda das exportações para os EUA devido a tarifas
Libaneses voltam para casa enquanto cessar-fogo com Israel é mantido em grande parte
Trump diz que guerra no Irã deve terminar "em breve", aliados se reunirão por Estreito de Ormuz
Ações da China recuam com realização de lucros e espera de possíveis negociações EUA-Irã
Ibovespa recua em novo pregão de ajustes, mas Petrobras atenua perda
Dólar fecha estável, abaixo de R$5,00, com mercado à espera de desfecho para a guerra