Rússia tem recursos suficientes para pagar dívida, diz Ministério das Finanças
![]()
A Rússia tem fundos suficientes para pagar sua dívida a tempo e cumprir com todas as suas obrigações, disse o Ministério das Finanças russos nesta terça-feira.
Enfrentando uma série de sanções em retaliação ao que chama de "operação militar especial" na Ucrânia, a Rússia pode enfrentar seu primeiro calote externo da dívida soberana em mais de um século, depois de ter feito acordos para pagar em rublos um título denominado em dólares.
"A Rússia não declarou calote de suas obrigações em relação aos eurobônus", disse o Ministério das Finanças.
"Todas as possíveis reivindicações de credores relacionadas à situação atual devem ser encaminhadas às autoridades dos países que criaram ilegalmente obstáculos para a Rússia cumprir suas obrigações da dívida".
Neste mês, a S&P rebaixou a classificação em moeda estrangeira da Rússia para "default seletivo", devido ao aumento dos riscos de que Moscou não seja capaz --ou esteja disposta-- de honrar seus compromissos com os detentores de sua dívida estrangeira.
(Reportagem da Reuters)
0 comentário
AO VIVO: STF realiza sessão histórica para decidir futuro do ministro Alexandre de Moraes
Jovem Pan: Moraes atribui investigação a ‘vingança’ de aliados de condenados pelo 8 de Janeiro
STF julga hoje se Moraes deve ser investigado no caso Master
Boom da tecnologia impulsiona fábricas da China, mas desequilíbrios econômicos se agravam
Ações da China e de Hong Kong caem devido a dados econômicos fracos
Popularidade de Trump sobe, mas perspectivas para republicanos pioram, mostra pesquisa Reuters/Ipsos