OMC reduz projeção de crescimento do comércio global em 2022 com "golpe duplo" de guerra e Covid
![]()
Por Emma Farge
GENEBRA (Reuters) - A Organização Mundial do Comércio revisou para baixo nesta terça-feira sua projeção para o crescimento do comércio global este ano a 3%, de 4,7%, devido ao impacto da guerra entre Rússia e Ucrânia, e alertou para uma potencial crise alimentar causada pelo aumento dos preços.
O relatório do órgão de fiscalização do comércio global disse que o conflito, agora em sua sétima semana, prejudicou a economia mundial num momento crítico, já que a pandemia de coronavírus --e os lockdowns chineses, especificamente-- continua pesando na recuperação.
"As repercussões econômicas desse conflito irão bem além das fronteiras da Ucrânia", disse a diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, em entrevista à imprensa.
"Está claro agora que o golpe duplo da pandemia e da guerra afetou as cadeias de abastecimento, elevou as pressões inflacionárias e reduziu as expectativas de crescimento da produção e do comércio."
A OMC estimou que a expansão do comércio global em 2023 deve ser de 3,4%, destacando que essas estimativas são mais incertas do que o normal devido ao conflito.
Okonjo-Iweala também alertou para uma potencial crise alimentar devido a interrupções nas exportações da Ucrânia e da Rússia, ambos grandes países fornecedores de grãos e outras commodities, o que pode atingir principalmente as nações pobres, incluindo cerca de 35 importadores africanos.
"É por isso que precisamos agir e agir de forma decisiva nesta questão dos alimentos para evitar revoltas alimentares", disse ela, citando a necessidade de sistemas de monitoramento mais transparentes e possíveis liberações de estoques para baixar os preços.
Ela instou os países a permanecerem comprometidos com o sistema multilateral de comércio para evitar o risco de que ele se divida em duas esferas. "Acho que os custos para a economia global serão bastante significativos se fizermos isso", disse ela.
0 comentário
China mantém taxas de juros de referência para empréstimos pelo sétimo mês consecutivo
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia
Ações da China e Hong Kong avançam com sinais de entrada de dinheiro e porto de Hainan
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi