Confiança do investidor da zona do euro cai, recessão "torna-se visível"
![]()
BERLIM (Reuters) - A confiança dos investidores da zona do euro caiu em maio para seu nível mais baixo desde junho de 2020, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira, caindo pelo terceiro mês consecutivo à medida que o impacto da guerra na Ucrânia sobre a maior economia da Europa se torna cada vez mais claro.
O índice Sentix para a zona do euro caiu para -22,6 em maio, de -18,0 em abril. Pesquisa da Reuters havia apontado para uma leitura de -20,8 em maio.
"A economia global está enfrentando uma 'tempestade perfeita'", disse Manfred Huebner, diretor administrativo da Sentix, em comunicado.
"Os traços do conflito na Ucrânia também estão se tornando cada vez mais visíveis na economia", disse ele, acrescentando sobre a zona do euro: "A recessão está se tornando visível"
Um índice das condições atuais caiu para -10,5 em maio de -5,5 em abril, recuando pelo terceiro mês consecutivo para seu nível mais baixo desde março de 2021.
O índice de expectativas caiu para -34,0 em maio de -29,8 em abril, queda também pelo terceiro mês consecutivo e atingindo seu nível mais baixo desde dezembro de 2008.
(Por Paul Carrel)
0 comentário
Wall Street sobe com impulso de ações de tecnologia e dados de inflação fracos
Vale a pena insistir mais um pouco no acordo entre Mercosul e UE, diz Haddad
Ibovespa fecha em alta com endosso de Wall St e Brava em destaque
Dólar fecha estável com comentários de Galípolo e cenário político no foco
Von der Leyen diz aos líderes da UE que assinatura do Mercosul é adiada, dizem fontes
Discurso brando de Galípolo reduz força das taxas dos DIs