Reino Unido diz que novas sanções atingem ex-mulher de Putin e primos
![]()
LONDRES (Reuters) - O Reino Unido disse nesta sexta-feira que impôs sua mais recente rodada de sanções contra a Rússia pela invasão da Ucrânia, visando a rede financeira do presidente russo, Vladimir Putin, incluindo sua ex-mulher e primos.
"Estamos expondo e mirando a rede obscura que sustenta o estilo de vida luxuoso de Putin e apertando o cerco ao seu círculo íntimo", disse a ministra das Relações Exteriores britânica, Liz Truss, em comunicado.
"Continuaremos com sanções a todos aqueles que ajudam e favorecem a agressão de Putin até que a Ucrânia prevaleça."
O Reino Unido, em conjunto com aliados ocidentais, tem aplicado sanções a centenas de russos ricos, bem como a empresas industriais e financeiras estrategicamente importantes, em resposta à invasão russa da Ucrânia.
Entre os 12 novos nomes adicionados à lista de sanções britânicas estão a ex-mulher de Putin, Lyudmila Ocheretnaya, e vários de seus parentes que ocupam cargos executivos em grandes empresas russas como a Gazprom. Eles enfrentam congelamentos de ativos e proibições de viagens.
O governo britânico disse que os sancionados apoiaram Putin em troca de riqueza, empregos de alto nível e influência sobre os assuntos russos.
(Reportagem de William James)
0 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes