Pequeno investidor perde a esperança após preços de criptomoedas desabarem

Publicado em 17/05/2022 13:15

Logotipo Reuters

 O mercado de criptomoedas, conhecido por suas oscilações de preços, despencou na semana passada, quando investidores retiraram dinheiro de ativos mais arriscados em meio a preocupações com o aumento da inflação e a alta das taxas de juros.

O bitcoin, a maior criptomoeda do mundo, caiu para 25.401 dólares na quinta-feira, menor valor desde dezembro de 2020 e bem abaixo do recorde de 69 mil dólares atingido em novembro.

Os tokens menores também foram atingidos, com o ether, o segundo maior token, caindo mais de 15% para o menor nível desde junho. O luna --uma moeda digital amplamente divulgada nas mídias sociais e apoiada por investidores institucionais de criptomoedas-- perdeu quase todo o seu valor.

Após a turbulência da semana passada, os fóruns on-line foram inundados com histórias de aflição, com investidores de varejo expressando angústia sobre suas perdas.

Movimento emblemático do risco das criptomoedas foi o colapso na semana passada da TerraUSD, uma stablecoin projetada para manter um valor constante por meio de um algoritmo complexo que envolve o token digital luna.

Quando as moedas sofreram forte pressão de venda, o sistema quebrou. A TerraUSD --projetada para manter o valor de 1 dólar-- foi negociada em torno de 9 centavos na terça-feira, enquanto o luna caiu para quase zero, com base nos dados do CoinGecko.

A queda do luna eliminou a maior parte de seu valor de mercado, que estava acima de 40 bilhões de dólares no início de abril, mostram dados da CoinGecko.

Ao longo de seus 13 anos de vida, o setor de criptomoedas foi marcado por subidas vertiginosas e quedas livres repentinas. Em novembro, por exemplo, o bitcoin caiu um quinto em pouco menos de duas semanas depois de atingir um recorde de 69 mil dólares. Seis meses antes, havia caído quase 40% em apenas nove dias.

No entanto, o crash mais recente da criptomoeda --que levou o valor combinado do setor para 1,2 trilhão de dólares, menos da metade de onde estava em novembro passado-- levou ao esmagamento do luna, que em 1º de maio era a oitava maior criptomoeda por capitalização de mercado.

As criptomoedas estão sujeitas a regulamentações irregulares em todo o mundo, com comerciantes de bitcoin e de uma variedade de tokens menores normalmente desprotegidos contra quedas de preços.

Mas é difícil avaliar a escala da dor dos investidores de varejo com a queda das criptomoedas e as repercussões no apetite futuro, dada a natureza pouco transparente do mercado.

O bitcoin estava pairando em torno de 30 mil dólares na terça-feira, tendo perdido mais de 20% até agora este mês.

Os reguladores permanecem em alerta. O governo britânico disse no mês passado que regulará as stablecoins. A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos está endurecendo sua posição. Gary Gensler, presidente da SEC, disse esta semana que os investidores em criptomoedas precisam de mais proteção.

(Reportagem adicional de Alun John e Soo-hyang Choi. Escrito por Carolyn Cohn, Elizabeth Howcroft e Tom Wilson em Londres)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447500)) REUTERS BC IV

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário