Consumidor se beneficia de defasagem de preço da Petrobras, diz Vibra

Publicado em 17/05/2022 17:50

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - No mercado de combustíveis no Brasil, no qual as distribuidoras têm a Petrobras como grande fornecedora, os descontos de preços de derivados da estatal em relação aos valores internacionais são repassados aos consumidores nas bombas, disse o diretor financeiro da Vibra Energia, maior companhia de distribuição do país.

Em teleconferência dos resultados do primeiro trimestre, André Natal destacou que em um cenário de restrição da oferta global e alta nos valores internacionais "todos os players estão comprando tudo o que podem da Petrobras", que tem vendido os derivados com descontos ante os valores globais de 15% ou 20%.

"Então, quando todo mundo tem acesso a isso, este desconto vai para o consumidor, ele não fica no bolso de ninguém", disse ele, indicando que distribuidores não se apropriam desses valores em um mercado disputado.

A defasagem do preço da gasolina da Petrobras em relação aos valores internacionais está em cerca de 23%, enquanto no diesel, apesar do reajuste da semana passada, encontra-se em pouco mais de 10%, segundo o Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie).

A Petrobras afirma que trabalha com preços na paridade de importação, mas que não repassa imediatamente a volatilidade do mercado do petróleo.

A Vibra, maior importadora de combustíveis do Brasil, uma vez que a Petrobras não consegue fornecer toda a demanda dos clientes da distribuidora e de outras, está bem posicionada, disse Natal, uma vez que alguns players que atuam no Brasil estão afastados da importação devido às condições difíceis do mercado.

A conjuntura ressalta a importância de a Petrobras trabalhar com preços próximos da paridade de importação, uma vez que uma situação de desconto desestimula outros players menores a participar do abastecimento do mercado.

A própria Petrobras, ao ter questionada sua política de preços por autoridades, afirma a importância de preços alinhados ao exterior para ajudar no abastecimento local.

O diretor da Vibra disse ainda que a companhia, que importa o equivalente a cerca de 20% de suas vendas de combustíveis, tem sentido uma demanda acima do esperado pelos seus produtos.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário