Eleições ocorrerão de modo limpo, seguro e dentro da legalidade, diz Fachin

Publicado em 18/05/2022 14:25

Logotipo Reuters

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Edson Fachin, disse nesta quarta-feira que as eleições gerais de outubro ocorrerão de modo seguro, limpo e dentro da legalidade constitucional.

Durante evento no Supremo Tribunal Federal (STF) de lançamento do Programa de Combate à Desinformação, que envolve as duas cortes superiores e outras entidades, Fachin estava acompanhando do presidente do Supremo, Luiz Fux, e do vice-presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e também afirmou que atacar o STF é agredir instituições do Estado Democrático de Direito.

Ao exaltar o programa de combate à desinformação das cortes, o presidente do TSE disse também se tratar de uma iniciativa de defesa da democracia que, disse ele, está sendo desafiada pela "cultura da falácia". Na avaliação de Fachin, o programa vem "na hora devida".

O presidente Jair Bolsonaro tem atacado o STF e o TSE e levantado suspeitas sobre o sistema eletrônico de votação sem apresentar quaisquer evidências. Nesta semana, Bolsonaro também disse em discurso a empresários que as eleições deste ano, quando ele tentará a reeleição, podem ser "conturbadas".

Bolsonaro aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e os levantamentos também apontam que o petista venceria o presidente em um eventual segundo turno.

Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Elvio Zanini Sinop - MT

    Como meu Pai ; Falecido com 89 anos e minha mãe com 93, anos Sempre Diziam ! Não Existem Duas Verdades, Exemplo Quando se Faz Um depósito Bancário , Tem-se O Recibo do Evento, quando Você Passa o Cartão de Débito em Uma Compra ou Tem-se o Comprovante Impresso da Operação. Porquê quando É depositado o Voto no Candidato Escolhido ; não se tem o Comprovante Impresso ? Lamentável. Proàvelmente estamos chegando no fim dos Tempos da Humanidade.

    9
    • carlo meloni sao paulo - SP

      As urnas registram os votos de forma sequencial,, assim como os MESARIOS registram cada votante---- Isso é ilegal porque permite conhecer o voto de cada pessoa

      10
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Eu gostaria de perguntar as pessoas que negativaram o meu comentario, que fizessem o favor de me explicar o porque estou errado----Nao sou dono da verdade e gosto de aprender entao por favor expliquem---

      4
    • GERALDO JOSE DO AMARAL GENTILE Ibaiti, Parana, Brasil - PR

      Eles só são do contra. Não entendem nada e não podem explicar sequer a razão da Terra girar em torno do Sol. Qualquer fato que aporte a honestidade, a transparência, a eficiência, produtividade e ao bem da Nação e, via de consequência, prejudique seus projetos de poder e o saque aos cofres do Estado/Controle Social da população, esta "casta de lacradores sanguessugas" vota em contrário. Simples assim. Não estão interessados em lógica e nos fatos. Querem Poder e Privilégios.

      3
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sr Geraldo, sei que existem moleques picadores mas eu tinha a esperança de encontrar pelo menos UM que estivesse em condições de esclarecer uma situação diferente---

      4
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Pois é , coloca-se a lista de votos dentro a urna ao lado da lista de registro dos mesários e pronto fica-se sabendo o voto de cada um ------Mas a lei não diz que o voto e' secreto ???

      1