Xangai registra casos de Covid após 5 dias; segue com plano de flexibilização

Publicado em 20/05/2022 10:37

Logotipo Reuters

Por Brenda Goh

XANGAI/PEQUIM (Reuters) - Xangai anunciou seus primeiros novos casos de Covid-19 fora das áreas de quarentena em cinco dias nesta sexta-feira, provocando restrições mais rígidas e testes em massa em um distrito, mas parece seguir em frente com o plano de encerrar um lockdown prolongado em toda a cidade em 1º de junho.

O centro comercial de 25 milhões de habitantes registrou três novos casos na mesma família no distrito de Qingpu. Todos haviam tomado três doses da vacina e suas infecções foram descobertas durante testes regulares, disseram as autoridades.

Os três não deixaram sua cidade nos últimos 14 dias, mas visitaram pelo menos quatro lugares, incluindo um supermercado, todos fechados e desinfetados, segundo as autoridades.

As mais de 200.000 pessoas da região foram testadas novamente e todos os resultados foram negativos.

"Nosso distrito seguirá as medidas precisas de prevenção e controle e alcançará a liberação o mais rápido possível", disse Zhang Yan, vice-chefe do distrito de Qingpu, em entrevista coletiva online.

Outras autoridades disseram que as medidas para a reabertura gradual de Xangai estão em andamento, com alguns parques abertos a partir de domingo. Outros parques podem abrir a partir de junho se cumprirem certas condições, mas as instalações de lazer nos parques permanecerão fechadas.

Um plano para reabrir quatro linhas de metrô a partir de domingo também continua em andamento, disse o governo da cidade.

Xangai tem permitido que mais pessoas deixem suas casas nos últimos dias, com muitos conjuntos residenciais emitindo um número limitado de passes para breves caminhadas ou idas ao supermercado. Ainda assim, a maioria das pessoas permaneceu presa em ambientes fechados, contando com aplicativos de entrega para suas compras e ajuda governamental.

Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário