Von der Leyen, da UE, diz que Rússia está usando abastecimento de alimentos como arma
![]()
DAVOS (Reuters) - A Rússia está usando o abastecimento de alimentos como uma arma com repercussões globais, agindo da mesma forma que no setor de energia, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nesta terça-feira.
Falando no Fórum Econômico Mundial anual realizado em Davos, na Suíça, ela disse que a "cooperação global" era o "antídoto para a chantagem da Rússia".
"Na Ucrânia ocupada pela Rússia, o exército do Kremlin está confiscando estoques de grãos e maquinário (...) E navios de guerra russos no Mar Negro estão bloqueando navios ucranianos cheios de trigo e sementes de girassol", acrescentou von der Leyen.
A UE se comprometeu a abrir rotas logísticas alternativas para ajudar a Ucrânia a exportar grãos. Ministros da Agricultura dos países da UE se reúnem em Bruxelas nesta terça-feira para discutir um progresso nessa frente.
A invasão da Ucrânia pela Rússia --e a tentativa do Ocidente de isolar Moscou como punição-- elevou o preço dos grãos, óleo de cozinha, fertilizantes e energia.
O Kremlin disse na segunda-feira que foi o Ocidente o responsável pela crise alimentar global ao impor as sanções mais severas da história moderna à Rússia por causa da guerra na Ucrânia.
(Por Benoit Van Overstraeten e Kate Abnett)
0 comentário
Ibovespa fecha em queda descolado de NY com investidor à espera de decisão dos EUA sobre tarifas
Dólar fica estável no Brasil com política doméstica e tarifa dos EUA no foco dos investidores
Ibovespa fecha em queda descolado de NY com Engie entre maiores quedas; B3 sobe
Trump, questionado se Irã tem um prazo, afirma que não gosta de prazos
Principal negociador do Irã diz que Teerã não tem motivos para respeitar memorando com EUA sem benefícios
FMI diz estar trabalhando para avaliar melhor riscos de dívida interna para países de baixa renda