Aneel adia reajuste da Cemig à espera de recursos da privatização da Eletrobras
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou por unanimidade nesta terça-feira um adiamento do reajuste das tarifas da Cemig para 2022, que estava previsto para o fim deste mês.
Com isso, as tarifas atuais, aprovadas em maio de 2021, foram prorrogadas.
Segundo o diretor-relator do processo na Aneel, Sandoval Feitosa, a prorrogação do reajuste anual foi acordada com diretoria da Cemig e está relacionada também à iminência de um aporte de 5 bilhões de reais da privatização da Eletrobras na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).
A CDE é um fundo que banca políticas públicas e subsídios do setor elétrico e é custeado pelos consumidores por meio da conta de luz. O orçamento da CDE é um componente do cálculo de reajuste tarifário das distribuidoras.
"Para não termos que reprocessar o reajuste tarifário, assim fizemos... Espero que nos próximos dias já tenhamos como operacionalizar esse aporte na CDE", disse Feitosa.
(Por Letícia Fucuchima)
0 comentário
Ibovespa fecha acima de 190 mil pela 1ª vez após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Fim das tarifas recíprocas nos EUA redesenha o cenário para commodities e comércio
Dólar cai para R$5,1766 após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Ao mencionar escolha do chair do Fed, Trump diz que juros deveriam cair substancialmente
Trump anuncia tarifa global temporária de 10% para substituir taxas derrubadas pela Suprema Corte