Ações europeias sobem com impulso de bancos e commodities antes de ata do Fed
![]()
As ações europeias avançaram nesta quarta-feira, impulsionadas por papéis de bancos e recursos básicos, com investidores aguardando atualizações de bancos centrais sobre o aperto da política monetária em meio a temores crescentes de uma desaceleração econômica.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,63%, a 434,31 pontos. Bancos, que se beneficiam quando as taxas de juros sobem, ganharam 1,1% para atingir nova máxima em um mês, e ficaram entre os maiores impulsos ao índice referencial.
O foco dos mercados está na ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve, a ser divulgada às 15h (de Brasília), com os investidores tentando avaliar o pensamento das autoridades sobre a trajetória para mais aumentos de juros.
A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, ganhou aliados importantes para seu plano de elevar os juros acima do território negativo até o final do terceiro trimestre, mesmo depois que um dos membros de seu próprio conselho expressou nesta quarta-feira algum ceticismo sobre o caminho de política monetária à frente.
"Os investidores estão reavaliando continuamente as probabilidades de um aperto contínuo pelo Fed e outros bancos centrais", disse Andrea Cicione, chefe de estratégia da TS Lombard.
Papéis de energia e de materiais estavam entre os que obtiveram os maiores ganhos na Europa. Os preços do petróleo subiam, com impulso do aperto da oferta e pela perspectiva de aumento da demanda a partir do próximo início da temporada de verão nos Estados Unidos. [OU]
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,51%, a 7.522,75 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,63%, a 14.007,93 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,73%, a 6.298,64 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,57%, a 24.250,45 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,49%, a 8.760,20 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,88%, a 6.184,84 pontos.
0 comentário
Ibovespa fecha em queda descolado de NY com investidor à espera de decisão dos EUA sobre tarifas
Dólar fica estável no Brasil com política doméstica e tarifa dos EUA no foco dos investidores
Ibovespa fecha em queda descolado de NY com Engie entre maiores quedas; B3 sobe
Trump, questionado se Irã tem um prazo, afirma que não gosta de prazos
Principal negociador do Irã diz que Teerã não tem motivos para respeitar memorando com EUA sem benefícios
FMI diz estar trabalhando para avaliar melhor riscos de dívida interna para países de baixa renda