Ucrânia diz que Rússia procura pontos fracos nas defesas ucranianas perto de rio importante
![]()
A Rússia está procurando pontos fracos nas defesas ucranianas perto do rio Siverskyi Donets, no leste da Ucrânia, disse o porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano, Oleksandr Motuzyanyk, nesta sexta-feira.
Ele afirmou à televisão nacional que as forças russas não abandonaram as tentativas de lançar operações na região.
Se a Rússia capturar as cidades de Sievierodonetsk e Lysychansk no Siverskyi Donets, ela controlará Luhansk, uma das duas províncias da região de Donbas que Moscou reivindica em nome dos separatistas.
"O objetivo estratégico da Rússia é a destruição completa da Ucrânia... Eles não nos deixarão viver em paz", disse Motuzyanyk.
"A Federação Russa quer destruir completamente o Estado ucraniano e instalar um governo que possa controlar aqui."
A Rússia já havia negado tais afirmações. Afirma que sua "operação militar especial" na Ucrânia visa desarmar e "desnazificar" sua vizinha. A Ucrânia e seus aliados chamam a invasão de uma guerra de agressão não provocada.
Motuzyanyk disse que a situação está mais calma no sul da Ucrânia, onde a Rússia está tentando impor seu domínio sobre uma porção de território ocupado que abrange as províncias de Kherson e Zaporizhzhia.
Ele não deu detalhes.
Nataliya Gumenyuk, porta-voz das forças ucranianas no sul da Ucrânia, afirmou que a Rússia tinha 40 mísseis de cruzeiro visando a Ucrânia a partir do mar. Ela não disse como a Ucrânia obteve as informações e a Reuters não conseguiu verificar seus comentários.
"Precisamos estar preparados para o aumento dos ataques com mísseis", disse ela à televisão nacional.
(Reportagem de Natalia Zinets)
0 comentário
Wall Street abre em alta com alívio de preocupações com setor de tecnologia
Construção de moradias unifamiliares nos EUA se recupera em janeiro
Investidores avaliam implicações de possível saída antecipada de Lagarde do BCE
Ata do Fed pode destacar mudança em balanço de riscos
EUA revelam novos detalhes sobre suposto teste nuclear chinês
Trump diz que Japão investirá em projetos industriais e de energia em Ohio, Texas e Geórgia