BC indica ser necessário manter taxa de juros alta por período prolongado, aponta ata do Copom

Publicado em 21/06/2022 08:37

Logotipo Reuters

O Banco Central indicou que há necessidade de manter a taxa básica de juros em nível elevado por período prolongado para atingir seu objetivo de levar a inflação a patamar próximo à meta fiscal em 2023, conforme ata do Comitê de Política Monetária publicada nesta terça-feira.

“O Comitê avalia, com base nas projeções utilizadas e seu balanço de riscos, que a estratégia requerida para trazer a inflação projetada em 4,0% para o redor da meta no horizonte relevante conjuga, de um lado, taxa de juros terminal acima da utilizada no cenário de referência e, de outro, manutenção da taxa de juros em território significativamente contracionista por um período mais prolongado que o utilizado no cenário de referência”, disse a autarquia no documento.

Dessa forma, segundo o BC, a estratégia de convergência para o redor da meta exige uma taxa de juros mais contracionista do que o utilizado no cenário de referência por todo o horizonte relevante.

Na semana passada, Banco Central subiu a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, a 13,25% ao ano, e disse que antevê um novo ajuste, de igual ou menor magnitude, na reunião de agosto.

No comunicado da última semana, a autoridade monetária também afirmou que as medidas de cortes de tributos para baratear combustíveis, energia e telecomunicações, em tramitação no Congresso, reduzem sensivelmente a inflação neste ano, mas elevam, em menor magnitude, a inflação no horizonte relevante da política monetária. A afirmação foi reforçada na ata.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

    Prá mim essa politica de juros do BC está equivocada (não sou economista). Pergunto: como os produtores rurais irão aumentar a produção pagando juros altos? Como investir? Mesma coisa ocorre com a indústria. Quanto mais custo, menor a produção. Produção menor, preços mais altos. Preços mais altos = inflação.

    O maior peso da inflação atual está no fator ENERGIA. Aí pergunto: juros altos diminuirão o preço dos combustíveis, da energia elétrica, do gás?

    Digam aí.

    9
    • Nadir Sousa Gameleira de Goiás - GO

      Aumentou o tomate aumentam os juros. Sempre foi a política monetária do país. Será que resolveu?

      5
    • Caio Barrozo Belo Horizonte - MG

      Concordo!

      3
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Gilberto, é o seguinte, houve a tal politica de mudança da matriz energética, no Brasil além disso o mula roubou o dinheiro das refinarias que deviam ser construidas. Menor produção gera aumento de preços, não há como suprir a demanda por óleo diesel e gasolina por que não existem refinarias, o Putin fechou o gás da rússia e deu nisso. Sobre aumento de produção, milho e soja só não aumentaram pelo clima, senão seria recorde em cima de recorde de safra, houve de área, de uso de tecnologia, etc... A carne bovina podemos dizer a mesma coisa, código ambiental draconiano, só pode usar 20% das novas áreas, como é que vai aumentar consumo sem produção? E teve a cagada do BC brasileiro que desvalorizou muito a moeda, e eu fui o único a dizer que isso teria consequencias, que já chegaram, mas na hora da festa ninguém quer saber. É o ditado, não importa que a mula manque o que eu quero é rosetar. Mais ou menos isso.

      21