Crescimento empresarial da zona do euro desacelera em junho com alta de preços

Publicado em 23/06/2022 08:23

Logotipo Reuters

LONDRES (Reuters) - O crescimento empresarial da zona do euro desacelerou significativamente este mês - e bem mais do que o esperado - uma vez que os consumidores preocupados com o aumento das contas optaram por ficar em casa e adiar as compras para economizar dinheiro, mostrou pesquisa nesta quinta-feira.

O Índice de Gerentes de Compras Composto (PMI, na sigla em inglês) do S&P Global, visto como um bom indicador da saúde econômica geral, caiu para 51,9 em junho de 54,8 em maio, muito abaixo dos 54,0 previstos em pesquisa da Reuters e seu nível mais baixo desde fevereiro de 2021.

"O crescimento econômico da zona do euro está mostrando sinais de hesitação à medida que o impulso da demanda reprimida pela pandemia já está desaparecendo, tendo sido compensado pelo choque do custo de vida e pela queda da confiança dos consumidores e das empresas", disse Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global.

O índice composto de novos negócios caiu de 53,3 para 50,0, mínima de 16 meses e na marca que separa crescimento de contração.

O PMI de serviços afundou de 56,1 para 52,8, abaixo da expectativa de 55,5 e a leitura mais fraca desde abril de 2021.

Os fornecedores de serviços enfrentaram aumento dos custos de insumos a uma taxa quase recorde, forçando-as a repassar parte desse ônus aos clientes. O índice de preços de insumos subiu de 77,4 para 78,3 e só foi mais alto duas vezes nos 24 anos de história da pesquisa - em março e abril.

A inflação no bloco atingiu um recorde de 8,1% no mês passado e ainda pode subir nos próximos meses, portanto, espera-se que o Banco Central Europeu aumente sua taxa de depósito acima de zero pela primeira vez em uma década em setembro, de acordo com pesquisa da Reuters.

Os preços altos significaram que a demanda por bens manufaturados caiu ao ritmo mais rápido desde maio de 2020, quando a pandemia de coronavírus estava se instalando, e o PMI e indústria caiu de 54,6 para uma mínima de quase dois anos de 52,0. A pesquisa da Reuters apontava queda modesta para 53,9.

(Reportagem de Jonathan Cable)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário