Atividade empresarial dos EUA tem forte desaceleração em junho, mostra PMI

Publicado em 23/06/2022 11:26

Logotipo Reuters

WASHINGTON (Reuters) - A atividade empresarial dos Estados Unidos desacelerou consideravelmente em junho, uma vez que a inflação elevada e uma queda na confiança do consumidor reduziram a demanda de forma generalizada, resultando na primeira contração em quase dois anos da medida de novas encomendas.

A S&P Global disse nesta quinta-feira que seu índice PMI Composto preliminar dos EUA, que acompanha os setores de manufatura e serviços, caiu para 51,2 neste mês, de leitura final de 53,6 em maio. Esse foi o ritmo de crescimento mais lento em cinco meses.

Leitura acima de 50 indica expansão no setor privado.

Embora a economia pareça ter se recuperado de um tombo no primeiro trimestre, que foi em grande parte impulsionado por um déficit comercial recorde, a leitura do PMI sugere que o ímpeto está diminuindo. Os dados somam-se à fraqueza recente de relatórios sobre vendas no varejo, construção de moradias, alvarás de construção, vendas de residências e manufatura nos Estados Unidos.

A economia norte-americana está lutando contra uma inflação elevada, com os preços ao consumidor subindo no ritmo mais rápido em mais de 40 anos em base anual, forçando o Federal Reserve a apertar agressivamente a política monetária.

O índice preliminar composto de encomendas caiu para 47,4, indicando a primeira contração desde julho de 2020, de leitura de 54,9 em maio. As carteiras de pedidos também caíram pela primeira vez em dois anos.

Com a queda dos pedidos, a confiança das empresas recuou para o nível mais baixo desde setembro de 2020.

"A confiança das empresas está agora em um nível que normalmente anunciaria uma desaceleração econômica, aumentando o risco de recessão", disse Chris Williamson, economista-chefe da S&P Global Market Intelligence.

O enfraquecimento da demanda, no entanto, levou a alguma moderação nos preços tanto de insumos quanto de produtos acabados. Ainda assim, a inflação nas fábricas e setor de serviços permaneceu elevada.

O PMI preliminar de manufatura da pesquisa recuou para 52,4, de 57,0 em maio. Economistas consultados pela Reuters previam queda para 56,0.

Já o PMI preliminar do setor de serviços caiu para leitura de 51,6, de 53,4 em maio.

(Por Lucia Mutikani)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário