Déficit comercial recorde pesa sobre a economia dos EUA no 1º trimestre

Publicado em 29/06/2022 11:56

Logotipo Reuters

WASHINGTON (Reuters) - A economia dos Estados Unidos contraiu no primeiro trimestre em meio a um déficit comercial recorde, confirmou o governo nesta quarta-feira.

O Produto Interno Bruto caiu a uma taxa anualizada de 1,6% no último trimestre, disse o governo em sua terceira estimativa do PIB. O dado foi revisado para baixo em relação ao ritmo de queda de 1,5% relatado no mês passado. A economia cresceu a um ritmo robusto de 6,9% no quarto trimestre.

Economistas consultados pela Reuters projetavam que o ritmo de contração não seria revisado.

O declínio do PIB no último trimestre também refletiu um ritmo mais lento de acúmulo de estoques pelas empresas em relação ao ritmo acelerado do quarto trimestre, devido a problemas da cadeia de suprimentos e escassez de trabalhadores.

As vendas finais para compradores domésticos privados, que excluem comércio, estoques e gastos do governo, aumentaram a uma taxa de 3,0% no último trimestre. Anteriormente foi informada alta de 3,9% desta medida da demanda doméstica.

A economia parece ter se recuperado da queda do primeiro trimestre, com os gastos dos consumidores acelerando em abril.

Os gastos empresariais com equipamentos permaneceram sólidos até maio, enquanto o déficit do comércio de bens diminuiu significativamente à medida que as exportações atingiram um nível recorde.

Mas a retomada está perdendo força uma vez que o Federal Reserve aperta agressivamente a política monetária para combater a inflação, aumentando os temores de uma recessão.

O banco central dos EUA aumentou este mês sua taxa de juros em 0,75 ponto percentual, a maior alta desde 1994. O Fed aumentou os juros em 1,50 ponto desde março.

As vendas no varejo caíram em maio, enquanto que as licenças de construção de moradias e o início de construções diminuíram. A confiança dos consumidores atingiu o nível mais baixo dos últimos 16 meses em junho.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário