Redução de ICMS estabiliza preços da gasolina em junho, diz ValeCard

Publicado em 30/06/2022 08:18

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O preço médio da gasolina se manteve praticamente estável em junho, a 7,594 reais por litro, alta de 0,03% ante maio, segundo levantamento da empresa de gestão de frotas ValeCard divulgado nesta quarta-feira.

De acordo com o gerente de Produtos Frotas da companhia, Marcelo Braga, os dados já refletem a redução de tributos do ICMS nos Estados.

"Mesmo tendo efeito apenas durante os quatro últimos dias do mês, a medida foi responsável por gerar uma queda significativa de 1,61% nesse período, o que resultou em um valor médio mensal praticamente estável”, disse ele em nota.

As maiores quedas foram registradas no Piauí, onde os preços recuaram 2%, em Goiás (-1,35%) e no Distrito Federal (-0,90%). Entre as maiores altas estão Pernambuco (3,01%), Bahia (2,49%) e Amapá (1,95%).

Além da gasolina, a ValeCard disse que a redução do ICMS já impactou também os preços do etanol, que recuaram, em média, 6,88% em junho.

O preço médio do litro em junho foi 4,927 reais. Segundo a pesquisa da ValeCard, o biocombustível é mais vantajoso que a gasolina em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso Do Sul.

Em São Paulo, Estado com a maior produção de etanol do país, o litro custou, em média, 4,678 reais, equivalente a 67% do preço da gasolina.

O Pará apresentou o maior preço, de 6,703 reais, correspondendo a 86% do preço médio da gasolina.

A maior desvantagem do biocombustível, porém, foi encontrada no Rio Grande do Sul, onde o preço médio de 6,449 reais por litro, equivale a 92% da média da gasolina.

O método utilizado na comparação, descontando fatores como autonomias individuais de cada veículo, é de que o valor do litro de etanol deve ser inferior a 70% do preço da gasolina para ser considerado mais competitivo.

 

(Por Rafaella Barros)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário