Dólar salta a R$5,3215 com demanda por segurança em meio a riscos de recessão e incertezas fiscais

Publicado em 01/07/2022 17:16 e atualizado em 01/07/2022 18:19

Logotipo Reuters

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar disparou para o maior nível em quase cinco meses contra o real nesta sexta-feira, acompanhando a soberania da moeda norte-americana nos mercados globais diante de temores econômicos, mas também refletindo incertezas fiscais domésticas após avanço de PEC de "bondades" no Congresso.

A moeda norte-americana à vista avançou 1,73%, a 5,3215 reais na venda, cotação mais alta para um encerramento desde 4 de fevereiro (5,3249 reais).

Na B3, às 17:23 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 1,29%, a 5,3645 reais.

O rali do dólar foi generalizado, com seu índice frente a uma cesta de pares fortes subindo para perto dos níveis mais altos em duas décadas nesta sexta-feira. Além disso, várias divisas arriscadas pares do real, como a australiana, a chilena e a colombiana, tiveram perdas superiores a 1% no dia.

Por trás dessa movimentação estava o receio de que a determinação dos principais bancos centrais do mundo no combate à alta dos preços prejudicará demais a atividade global, podendo empurrá-la para uma recessão. Um sinal desses temores era o forte declínio dos rendimentos da dívida soberana dos EUA, que costumam cair em momentos de demanda por segurança.

"A inflação será muito mais resiliente, forçando o Fed (Federal Reserve, banco central dos EUA) a manter as condições financeiras apertadas por um período longo, mesmo com a economia desacelerando forte", disse em postagem no Twitter Marcos Mollica, gestor no Opportunity.

"Esta vai ser a ruptura com a dinâmica da última década, em que o Fed recuava no aperto diante de qualquer soluço da economia. Quando o mercado entrar nesta página, teremos mais pressão sobre as bolsas e dólar forte."

No Brasil, riscos fiscais exacerbavam o sentimento adverso vindo do exterior, depois que o Senado aprovou na véspera Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um estado de emergência para ampliar e criar novos auxílios sociais, com previsão de despesas fora do teto de gastos.

A PEC --chamada por alguns participantes do mercado como "PEC das bondades" ou "PEC Kamikaze" por seu impacto fiscal negativo e possível efeito inflacionário de longo prazo-- ainda deve passar pela Câmara dos Deputados, mas a expectativa é de aprovação na Casa com amplo apoio.

Sinal do clima doméstico arisco, uma medida do risco-país subiu para perto dos maiores patamares desde maio de 2020 nos últimos dias, enquanto a volatilidade implícita do real para os próximos três meses foi na quinta-feira ao maior nível desde outubro de 2020, e seguiu próxima dessa marca nesta sexta.

Os ganhos do dólar à vista nesta sessão ajudaram a moeda a marcar uma quinta alta semanal consecutiva, de 1,33%%, configurando a maior sequência do tipo desde série da mesma duração finda em 8 de outubro de 2021.

Isso se seguiu a uma performance forte do dólar tanto em junho quanto no acumulado do segundo trimestre, períodos em que avançou 10,03% --melhor mês desde março de 2020-- e 9,83%, respectivamente.

Depois da desvalorização recente da divisa brasileira, "acreditamos que pontos de entrada atraentes podem estar à vista, mas permanecemos cautelosos, pois a força do dólar pode pressionar o real no curto prazo, enquanto o ruído político e as preocupações fiscais podem pesar no médio prazo", disse o Bank of America em relatório.

O credor norte-americano ainda espera que o real seja relativamente apoiado num curto prazo pelos juros básicos altos (atualmente em 13,25%), preços elevados de commodities e fluxos de entradas nas ações brasileiras. O BofA vê a taxa de câmbio em 5,25 por dólar ao fim deste ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário