Zelenskiy diz que Ucrânia está em conversações com Turquia e ONU sobre exportação de grãos

Publicado em 04/07/2022 18:48

Logotipo Reuters

(Reuters) - A Ucrânia está mantendo conversações com a Turquia e a Organização das Nações Unidas (ONU) para garantir a exportação de grãos a partir de portos ucranianos, disse nesta segunda-feira o presidente Volodymyr Zelenskiy.

"Na verdade, estão acontecendo conversações agora com a Turquia e a ONU (e) nossos representantes que são responsáveis pela segurança dos grãos que saem de nossos portos", disse Zelenskiy em entrevista coletiva ao lado da primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson.

"É muito importante que alguém garanta a segurança dos navios para este ou aquele país, com exceção da Rússia, na qual não confiamos. Portanto, precisamos de segurança para aqueles navios que virão para cá para carregar alimentos".

Zelenskiy disse que a Ucrânia estava trabalhando "diretamente" com o secretário-geral da ONU, António Guterres, sobre o assunto e que a organização estava "desempenhando um papel de liderança, não como moderadora".

Reportagens têm sugerido nas últimas semanas que tais conversações seriam realizadas em breve na Turquia.

A Ucrânia, um dos principais exportadores mundiais de grãos, acusa a Rússia de bloquear o movimento de seus navios, e Zelenskiy disse que 22 milhões de toneladas de grãos estavam paradas no momento, com uma nova safra de cerca de 60 milhões de toneladas prevista ainda para este ano.

A Rússia nega estar bloqueando qualquer embarque de grãos e diz que a Ucrânia é culpada pela falta de movimento em seus portos.

A Ucrânia também acusou a Rússia de roubar grãos de seus armazéns e retirá-los do país -- seja para áreas ocupadas pela Rússia, para a própria Rússia ou para outros países.

Uma autoridade turca disse nesta segunda-feira que a Turquia havia parado um navio de carga de bandeira russa ao largo de sua costa do Mar Negro e estava investigando uma reivindicação ucraniana de que estava transportando grãos roubados.

(Reportagem de Ronald Popeski)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário