Peso informal e ações argentinas saltam após ministra da Economia prometer continuidade

Publicado em 05/07/2022 17:35

Logotipo Reuters

Por Jorge Otaola

BUENOS AIRES (Reuters) - O peso argentino negociado no mercado informal subia mais de 1% nesta terça-feira, para 257 por dólar, segundo operadores, e recuperava terreno após cair na véspera, depois de a nova ministra da Economia da Argentina prometer responsabilidade fiscal e estabilidade.

Silvina Batakis tomou posse no fim da segunda-feira e rapidamente agiu para acalmar os mercados, que estavam preocupados com o risco de a saída abrupta do antecessor imediato de Batakis, Martin Guzmán, provocar uma mudança em direção a políticas econômicas populistas e de maiores gastos públicos.

A taxa de câmbio informal é vista como um reflexo do sentimento real de investidores acerca da moeda, uma vez que a taxa oficial é sujeita a rígidos controles de capital que empurram pessoas para mercados paralelos para obter dólares.

No mercado de ações, o índice S&P Merval subia 2,8%, depois de recuar na segunda-feira. Os títulos soberanos negociados no mercado de balcão --já fortemente desvalorizados e cotados em cerca de 20 a 25 centavos de dólar-- cediam em média 3%.

Operadores disseram que o banco central local interveio fortemente para apoiar o peso e os títulos. A taxa de câmbio oficial, mantida sob controle desde 2019, perdia 0,18%, para 126 por dólar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário