Brasil prevê R$15 bi em investimentos em lítio com flexibilização na exportação
![]()
O decreto que flexibiliza as exportações de lítio no Brasil, publicado nesta quarta-feira pelo governo federal, tem o potencial de viabilizar mais de 15 bilhões de reais em investimentos na produção do minério até 2030.
A estimativa do Ministério de Minas e Energia cita o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, que concentra a maior parte das reservas minerais conhecidas para produção de lítio no país.
O lítio é uma das principais matérias-primas usadas para a produção de baterias no mundo. Os equipamentos vêm ganhando cada vez mais relevância global em função das políticas de transição energética, uma vez que possibilitam o armazenamento de energia de fontes renováveis.
Segundo o ministério, o decreto promove a abertura e dinamização do mercado brasileiro de lítio, com o objetivo de posicionar o Brasil de forma competitiva na cadeia global e atrair investimentos para pesquisa e produção.
Na prática, o decreto revogou um anterior, de 2020, que determinava que as operações de comércio exterior de lítio e seus derivados só poderiam ser realizadas mediante prévia autorização da Comissão Nacional de Energia Nuclear, ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.
0 comentário
Dólar sobe com mercado em busca de proteção antes de novas revelações do caso Master
Ibovespa recua na sessão com inflação nos EUA e caso Master no radar
Taxas dos DIs zeram perdas com receio de que fim do sigilo no caso Master atinja Flávio
Presidente do STF determina que Mendonça retire mais sigilos do caso Master
Ações sobem mas fecham semana com queda em meio a temores persistentes de inflação
Wall Street abre em alta após relatório de inflação de agosto