Nova ministra da Economia argentina apoia objetivos de programa com FMI, diz Georgieva

Publicado em 06/07/2022 16:18

Logotipo Reuters

Por Andrea Shalal

WASHINGTON (Reuters) - A nova ministra da Economia da Argentina, Silvina Batakis, disse a autoridades do Fundo Monetário Internacional (FMI) que apoia os objetivos de um programa de 44 bilhões de dólares do país sul-americano com o FMI e trabalhará de forma construtiva com o credor global, disse nesta quarta-feira a diretora-gerente do órgão, Kristalina Georgieva.

Georgieva disse à Reuters que enfatizará o desejo do FMI de continuar apoiando a Argentina quando conversar com Batakis ainda nesta quarta-feira, depois que a ministra assumiu o cargo na segunda-feira após a renúncia abrupta de seu antecessor Martín Guzmán.

Batakis já conversou com o chefe do departamento para Hemisfério Ocidental do FMI --Ilan Goldfajn, ex-presidente do Banco Central do Brasil-- e se comprometeu a apoiar os objetivos do programa do FMI, que Guzmán negociou para substituir um esquema falido de 2018.

A saída de Guzmán despertou preocupações sobre uma mudança em direção a políticas populistas e mais gastos estatais na Argentina, que enfrenta uma inflação altíssima, ao mesmo tempo que levantou temores de que o novo governo poderia tentar mudar os termos do acordo com o FMI.

"O mundo está realmente mudando muito rapidamente, mas ela se comprometeu com os objetivos do programa e se comprometeu a trabalhar com o Fundo de forma construtiva para atingir esses objetivos", disse Georgieva.

"A ministra... entende o propósito da disciplina fiscal e também entende que se você quer ajudar os pobres não pode estar em condições de inflação galopante", disse Georgieva.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário