Bullard, do Fed, vê crescimento econômico contínuo dos EUA

Publicado em 07/07/2022 14:16

Logotipo Reuters

(Reuters) - A economia dos Estados Unidos deve continuar a crescer este ano mesmo com os aumentos de juros promovidos pelo Federal Reserve para reduzir a inflação elevada, disse nesta quinta-feira o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard.

O aperto da política monetária pelo banco central norte-americano, juntamente com a inflação mais de três vezes acima da meta de 2% do Fed, alimentou temores de uma recessão nos EUA à frente, e muitos economistas estimam que o Produto Interno Bruto do país pode ter encolhido pelo segundo trimestre consecutivo no período de abril a junho.

Bullard, em uma apresentação preparada para um discurso na Câmara Regional de Little Rock, discordou dessa narrativa e apontou para uma medida alternativa, conhecida como Renda Interna Bruta, que mostra que a economia está na verdade expandindo.

"Neste ponto, parece que a medida (de renda bruta) é mais consistente com os mercados de trabalho observados, sugerindo que a economia continua crescendo", disse Bullard. Ele destacou que o mercado de trabalho está "robusto" e apresenta o melhor desempenho em mais de 20 anos segundo diferentes medidas.

Os aumentos de juros do Fed até agora, juntamente com sua promessa de mais incrementos e as reduções recentes do balanço patrimonial "ajudam o Fed a mexer na política monetária mais rapidamente para o grau necessário para manter a inflação sob controle", disse Bullard na apresentação.

(Por Ann Saphir)

Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário