Começa disputa para substituir Boris Johnson, adversários exigem que ele saia imediatamente
![]()
Por Michael Holden e Muvija M
LONDRES (Reuters) - Cerca de uma dezena de candidatos estava nesta sexta-feira de olho em substituir Boris Johnson, que está deixando o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido depois que seu Partido Conservador se voltou contra ele, com oponentes dizendo que o queriam fora de Downing Street imediatamente.
Johnson disse na quinta-feira que não será mais o líder conservador e primeiro-ministro britânico após renúncias de mais de 50 ministros do governo, e muitos dos parlamentares de seu próprio partido lhe dizendo que o queriam fora do cargo.
A disputa para escolher seu sucessor --um processo que pode levar semanas ou até meses-- está em andamento com figuras importantes e alguns membros menos conhecidos do Parlamento na disputa.
Enquanto isso, Johnson, derrubado por uma série de escândalos e pela perda de confiança em sua integridade, permanece no cargo, uma situação que os oponentes, e muitos em seu próprio partido, dizem ser insustentável.
"Acho que os parlamentares conservadores precisam se livrar dele hoje", disse Ed Davey, líder dos Liberais Democratas, à BBC TV. "É ridículo que ele seja o primeiro-ministro interino. Ele nunca se importou e cuidou de nada em sua vida."
O principal partido da oposição, o Partido Trabalhista, também pediu que Johnson saia imediatamente, prometendo realizar um voto de confiança no Parlamento se ele não for deposto imediatamente.
"(Johnson) permanece primeiro-ministro até que um novo primeiro-ministro seja encontrado, é assim que nosso sistema funciona", disse o secretário de Educação, James Cleverly, à Sky News.
0 comentário
Taxas dos DIs caem após decisões do Fed e do Copom; rendimentos dos Treasuries recuam
Dólar se firma em queda ante o real acompanhando o exterior
Vendas no varejo do Brasil contrariam expectativas em outubro e têm maior alta em 7 meses
Dólar opera estável após BC manter dúvidas sobre início do corte de juros
Ações da China fecham em baixa após corte de juros pelo Fed
Câmara aprova suspensão por seis meses do mandato de Glauber Braga