Yellen nota depreciação do iene e diz que intervenção só se justifica em casos "raros"
![]()
Por Andrea Shalal
TÓQUIO (Reuters) - A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, reconheceu nesta terça-feira a desvalorização substancial do iene japonês nas últimas semanas, mas disse que a visão dos EUA continua sendo de que a intervenção cambial é justificada apenas em "circunstâncias raras e excepcionais".
Yellen disse a repórteres após reuniões separadas com o ministro das Finanças japonês, Shunichi Suzuki, e o presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, que eles falaram sobre a depreciação do iene, mas não discutiram intervenção ou medida relacionada.
Yellen e Suzuki prometeram em declaração conjunta após sua discussão de mais de uma hora continuar a se consultar de perto sobre os mercados de câmbio e "cooperar conforme apropriado" em questões cambiais, de acordo com seus compromissos como parte do Grupo dos Sete e Grupo dos 20.
Às 8:23 (de Brasília), o dólar caía 0,56%, a 136,65 ienes.
0 comentário
Ibovespa tem semana de recuperação e volta a flertar com 161 mil pontos
Wall Street cai; temores de bolha de IA e inflação afastam investidores
Governo dos EUA retira Moraes e esposa de lista de sancionados pela Magnitsky
Dólar termina sessão estável ante o real e acumula baixa de 0,40% na semana
Taxas dos DIs cedem em dia de maior acomodação no cenário político e dados de serviços
Alckmin critica nível dos juros no país e diz que já há condição para Selic cair