Credit Suisse melhora prognóstico para crescimento do PIB do Brasil a 2,0%, de 1,4%
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O Credit Suisse elevou sua estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil neste ano, citando impacto de cortes de impostos e medidas de auxílio econômico do governo, embora tenha ressalvado que os riscos para suas projeções de 2023 estão inclinados para o lado negativo.
Agora, o banco espera que a economia brasileira cresça 2,0% neste ano, contra taxa de 1,4% prevista anteriormente. A revisão veio mesmo após a notícia de que o IBC-Br, índice do Banco Central considerado um sinalizador do PIB, teve queda de 0,11% em maio sobre abril.
Como responsáveis pela mudança de cenário o Credit Suisse citou os efeitos da reabertura da economia e medidas de estímulo do governo, incluindo a liberação de saques extraordinários do FGTS, antecipação do 13º de aposentados e pensionistas e cortes de impostos. O banco suíço também mencionou a PEC dos Benefícios --que deve ser promulgada nesta semana-- como fator que deve apoiar a atividade no terceiro trimestre.
O Credit Suisse manteve expectativa de que o PIB crescerá 0,2% em 2023, mas destacou que os riscos estão "inclinados para o lado negativo" devido à esperada diminuição dos efeitos da maioria das medidas fiscais e aos impactos defasados dos juros mais altos e das condições financeiras globais mais apertadas, disse o banco em relatório assinado por Solange Srour, Lucas Vilela e Rafael Castilho.
(Por Luana Maria Benedito)
0 comentário
Williams, do Fed, espera queda em preços de energia mesmo com recrudescimento do conflito no Oriente Médio
Petrobras pode retomar produção na Bolívia e ajudar a reestruturar YPFB, diz ministro boliviano
México apresentará queixas criminais nos EUA sobre mortes de mexicanos durante operações de fiscalização de imigração
Wall Street sobe com ganhos de setor de chips compensando inquietação com Oriente Médio
Irã diz ter atacado alvos militares dos EUA no Golfo Pérsico e sepulta líder assassinado
Ibovespa sobe com melhora externa; SLC avança