Recomendação de requisitos de capital mais baixos em relatório do G20 desagrada Banco Mundial, dizem fontes
![]()
O Banco Mundial está tentando bloquear a divulgação de um relatório preparado para o Grupo dos 20 de grandes economias que pede a redução dos requisitos de capital do órgão credor de forma a aumentar sua capacidade de empréstimo, disseram quatro fontes familiarizadas com o assunto.
Os autores do relatório independente --que deve ser divulgado nos bastidores de uma reunião de autoridades financeiras do G20 na Indonésia nesta semana-- acreditam que as mudanças liberariam fundos muito necessários para os países mais pobres, num momento em que a inflação elevada está dificultando a capacidade dos países ricos de aumentar gastos no exterior.
Mas o Banco Mundial e outras instituições multilaterais de desenvolvimento não querem que o relatório seja publicado, disseram as fontes à Reuters, já que o texto inclui recomendações para facilitar os requisitos da adequação de capital.
O Banco Mundial há muito rejeita qualquer movimento para ajustar seus rígidos requisitos de capital, dizendo que isso enfraqueceria sua posição nos mercados de capitais, comprometeria sua classificação AAA e limitaria sua capacidade de levantar fundos para emprestar a países pobres.
Um porta-voz do Banco Mundial disse que a instituição estava "avaliando" as recomendações do relatório.
O relatório, preparado por economistas e especialistas em desenvolvimento para o G20, inclui recomendações que exigiriam mudanças nas estruturas administrativas de bancos multilaterais, disse uma das fontes. Algumas mudanças levariam mais tempo para serem implementadas, enquanto outras podem "mudar o jogo no curto prazo", disse uma segunda fonte, sem fornecer detalhes.
A Reuters não revisou o relatório de forma independente.
Uma terceira fonte disse que mudanças são claramente necessárias, em meio à miríade de desafios sobrepostos que a economia global enfrenta e que exigem recursos maciços para serem resolvidos.
0 comentário
Dólar sobe com mercado em busca de proteção antes de novas revelações do caso Master
Ibovespa recua na sessão com inflação nos EUA e caso Master no radar
Taxas dos DIs zeram perdas com receio de que fim do sigilo no caso Master atinja Flávio
Presidente do STF determina que Mendonça retire mais sigilos do caso Master
Ações sobem mas fecham semana com queda em meio a temores persistentes de inflação
Wall Street abre em alta após relatório de inflação de agosto