Agronegócio abre canais com Lula e ensaia palanques, apesar de hegemonia de Bolsonaro no setor

Publicado em 21/07/2022 09:45

Logotipo Reuters

Por Ricardo Brito e Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - Um dos pilares do governo de Jair Bolsonaro (PL), o agronegócio começa a apresentar dissidências e representantes do setor abriram canais de negociação com seu maior rival, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), hoje na frente nas pesquisas eleitorais.

Na semana passada, em Brasília, Lula fechou apoio à candidatura ao Senado do deputado Neri Geller (PP-MT), vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em uma negociação que envolveu também o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) --ambos ligados ao agronegócio.

O apoio vem em troca do envolvimento de Geller e Fávaro em um movimento que está levando setores do agronegócio a se aproximar de Lula, em um sinal de insatisfação com a política de Bolsonaro e, também, um reflexo das pesquisas eleitorais, que colocam Lula à frente do atual presidente.

Segundo Geller --que foi ministro da Agricultura no segundo mandato da presidente petista Dilma Rousseff--, o movimento de aproximação de Lula com o agro "cresceu muito".

"Deu uma movimentação forte sim. Nesse jogo está Carlos Fávaro, está o pessoal do Blairo. E tem mais alguns parlamentares. Está um movimento bem legal assim no sentido da convergência realmente", disse Geller.

Lula nunca esteve afastado do agro de fato. Além de manter bom relacionamento com nomes importantes da área, como o ex-governador do Mato Grosso e ex-ministro Blairo Maggi, o petista já teve algumas reuniões com representantes do setor.

Em janeiro deste ano, Blairo e Carlos Ernesto Augustin --outro empresário do setor e irmão de Arno Augustin, ex-secretário do Tesouro no governo Dilma-- articularam um encontro com nomes do setor, que incluiu empresários ligados à Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Na época, a associação, que se aproximou muito do governo Bolsonaro, negou que tenha enviado oficialmente representantes, de acordo com uma fonte ouvida pela Reuters.  

Candidato a governador pelo PT em Tocantins, o ex-deputado Pedro Mourão é outro que tem feito pontes com o agro na sua região. Em conversa com Lula em Brasília, na semana passada, acertou uma visita ao Estado que deve incluir uma reunião com ruralistas da região.

"Nessa passagem lá (ainda sem data) ele fala com setores do agronegócio. A maioria ainda continua com Bolsonaro, mas já tem uma parcela bem significativa de pessoas que estão procurando dialogar, entender", disse. 

O candidato a vice da chapa de Lula, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), é outro apontado como emissário da campanha no setor, uma espécie de "porta-voz do Lula". Ele tem tido conversas onde tem mais entrada, caso do interior paulista, mas também deve ir a outros Estados, em viagens independentes do ex-presidente, para conversar com o setor. Em agosto estão previstas algumas agendas no Tocantins e em Mato Grosso, em uma espécie de preparatória para as viagens de Lula.

Nesta semana, em outra frente, Neri Geller iria se reunir em São Paulo com o ex-ministro Aloizio Mercadante, coordenador do programa de governo de Lula, para começar a traçar uma proposta para levar nas conversas com representantes do setor.

Questionado sobre o caso de Neri Geller, em que o PP local fechou uma aliança para dar palanque para Lula, o presidente em exercício do partido, Cláudio Cajado (BA), disse que a posição da cúpula da legenda é "preferencialmente" a reeleição de Bolsonaro, mas não há veto a outros acertos porque o principal objetivo é garantir a reeleição dos deputados federais e aumentar a bancada na Câmara na próxima legislatura.

"Nós não fechamos questão para que deputados federais possam melhorar seu desempenho nos Estados", afirmou ele, ao acrescentar que, além de Mato Grosso, em outros Estados estão ocorrendo definições sobre alianças.

O respaldo de Fávaro e Geller à candidatura de Lula gerou reações no setor. O Sindicato Rural de Sinop (MT) divulgou uma nota de repúdio com o que chamou de "apoio nefasto" dos dois e dizendo que isso visa dar suporte a um só grupo econômico, numa referência ao grupo da família de Blairo Maggi.

"Esse apoio político de 'Fávaro e Nerizão' revelam apenas que seus perfis não estão voltados ao agro e à família brasileira, mas demonstra ação retrógrada e oportunista, que vem, de forma acintosa, desconstruir os avanços obtidos nos legítimos movimentos sociais do setor produtivo, envergonhando os produtores rurais que tanto trabalharam para esse Estado", afirmou.

À imprensa local, Fávaro chamou a crítica de vergonhosa e injusta.

MEIO AMBIENTE

Em outra frente, entre ambientalistas surgiram também reclamações sobre os acordos feitos por Lula. Geller é responsável por um projeto aprovado na Câmara que praticamente extingue a necessidade de licenciamento ambiental em 10 atividades consideradas de alto risco. E Fávaro é o relator do chamado "PL da Grilagem", que ampliou em 10 anos o prazo para regularização de terras invadidas, entre outros pontos.

Em comentário feito ao jornal Folha de S.Paulo, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva --que vem se reaproximando do PT e de Lula-- disse que se aliar a nomes como Geller e Fávaro é "é criar amarras com o atraso, estimular vetos internacionais ao agronegócio do Brasil e manter o país na condição de pária ambiental".

Também ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira --que vem colaborando com o programa de governo de Lula-- minimiza o risco.

"O que eu vejo é que primeiro se tem que ganhar a eleição, e esses são arranjos que viabilizam a eleição. Outra coisa será a política depois da eleição. É na transição que se faz a convergência de ideias", disse a ex-ministra à Reuters.

Izabella lembra que Lula já se comprometeu mais de uma vez com o desmatamento zero e a proteção das terras indígenas, e não vê como um conflito insolúvel.

"A agricultura brasileira é estratégica para o desenvolvimento do país. O que se precisa é construir um diálogo, e na transição que se fará a convergência", defendeu.

SEM PREOCUPAÇÃO

Na campanha de Bolsonaro, segundo fontes ouvidas, essas articulações de aliados de Lula não preocupam, porque a avaliação é que são defecções mínimas e que o setor está praticamente fechado com o atual presidente.

A avaliação corrente é que a gestão de Tereza Cristina (PP) --candidata ao Senado por Mato Grosso do Sul que chegou a ser cotada para vice de Bolsonaro-- à frente do Ministério da Agricultura foi bem avaliada pelo agronegócio, bem como o apoio que o presidente dá ao setor.

O Centro-Oeste e o Norte do país, regiões com forte influência da área, registram as melhores intenções de voto do atual presidente na corrida à reeleição e não deve haver alterações nesse panorama, de acordo com as fontes.

"Bolsonaro está confortável com esse tema e o Lula está querendo quebrar essa hegemonia", disse uma das fontes da campanha, para quem nem mesmo a entrada de Alckmin ameaçou a força do atual presidente com o setor.

"Ideologicamente o pessoal do campo está próximo do Bolsonaro, um ou outro pode ser que vote no Lula, mas é muito pontual", reforçou uma segunda fonte.

Apesar disso, uma fonte ligada a um parlamentar do agronegócio que busca à reeleição prefere não minimizar o movimento que parte do setor tem feito em favor de Lula e acredita que isso poderá ter reflexos nas urnas, destacando que o comentário se baseia em pesquisas internas dessa fase de pré-campanha.

Os próprios aliados de Lula admitem que ainda é um movimento inicial. Assim como a CNA, a FPA também ainda é majoritariamete formada por ruralistas alinhados com Bolsonaro, que dizem nunca terem sido tão bem atendidos pelo atual governo e destacam também o avanço das pautas do setor no Congresso.

Alguns nomes de peso do agro vem conversando reservadamente com Lula, mas se recusam a admitir oficialmente. Mesmo autoridades da área que já foram ligadas a governo petistas têm evitado falar de Lula e preferem se abster de comentários, conforme duas fontes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • ANGELO MIQUELÃO APUCARANA - PR

    Garanto que estes não me representam, não falam em nome de quem tem um mínimo de vergonha na cara. Apoiar, aliar-se, consentir, flertar com bandidos é admitir a cumplicidade, é tornar-se responsável pelas mazelas futuras da nossa nação. Será que na agricultura existem tantos Geraldos?

    7
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Não extinguiram não. Tem um em Petrolina e grita Lula-lá.

      5
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Ah sim claro, Neri Gueller o capacho dos Maggi pediu voto prá Dilma, o cara é realmente de direita, Eraí Maggi sempre pediu votos prá Dilma e o Blairo Maggi apoiou Lula e Dilma, são de direita, só que não. São a união do poder politico com o economico, os verdadeiros fascistas do país, não foram e nunca serão direita.

      6
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Daqui a pouco o semiletrado vai tentar nos convencer que a Dilma é de direita também.

      5
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Segue abaixo parte de um texto. Onde um ex-vice-diretor de inteligência da CIA, se expressa e, em seguida é mostrado com dados historiográficos os movimentos da cúpula da antiga URSS ... & ... Quais eram seus objetivos.

      Em 1989, o "muro caiu" e, junto a URSS !

      Mas, lanço um desafio para que leiam com atenção e, ... tentem "enxergar" se os objetivos de Nikita Kruschev foram deixados de lado. Ou se essa "nova esquerda" não está à busca do mesmo objetivo?

      Não se esqueçam que Mao Tse Tung, assumiu o poder na China, após a "GUERRA DO ÓPIO" !!!

      Hoje os EUA está sendo dizimado com a avalanche de fentaminas contrabandeadas da ... CHINA !!!

      "Tenho observado com horror as ligações crescentes em muitas áreas entre os três grupos: os grupos políticos revolucionários, que são, em sua maioria, marxistas-leninistas, ansiosos por criar um estado subordinado à União Soviética ou a um de seus Estados substitutos, como Cuba; os narcotraficantes, que precisam da proteção que esses grupos revolucionários podem dar-lhes e estão dispostos a pagar por ela, e, de fato, estão dispostos a financiar as revoluções políticas com o produto do tráfico de drogas; e, depois, os traficantes de armas, as pessoas envolvidas na passagem ilegal de armas para grupos revolucionários e traficantes de narcóticos." (Ray Cline, ex-vice-diretor de inteligência da CIA)

      Em 1962, Nikita Kruschev organizou em Moscou uma reunião com representantes dos Estados-satélite, incluindo os primeiros secretários dos Partidos Comunistas locais, os ministros do Interior, os ministros da Defesa, os comandantes de Estado-Maior e assistentes especiais. O objetivo formal era discutir os problemas crônicos das economias socialistas. O objetivo real, altamente sigiloso, era estender aos satélites a operação soviética de narcóticos, uma vertente especial da grande estratégia de subverter, desestabilizar e desmoralizar o "grande inimigo" – os EUA e todo o Ocidente capitalista.

      Além de Kruschev, representando a URSS estiveram presentes Leonid Brejnev (então no comando do Presidium do Soviete Supremo), Mikhail Suslov (também membro destacado do Presidium, e um dos principais ideólogos comunistas da era Kruschev) e Andrei Kirilenko (nomeado por Kruschev vice-presidente do gabinete do Comitê Central do PCUS). Nessa importante reunião, Kruschev descreveu o uso ardiloso que, na China, Mao Tse-tung já vinha fazendo do narcotráfico, concebido simultaneamente como fonte de recursos para o movimento comunista e fator de desestabilização social do inimigo. Diante dos camaradas do Leste europeu, Kruschev explicou seu propósito de não permitir que os maoístas monopolizassem esse mercado mundial. Se, por um lado, como admitia o líder supremo soviético, os comunistas chineses eram espertos e criativos, os serviços de inteligência do bloco soviético eram, em compensação, muito mais preparados para o serviço. "Devemos nos mover o mais rápido possível para usar as drogas e os narcóticos tanto para aleijar a sociedade capitalista quanto para financiar mais atividades revolucionárias", disse Kruschev na ocasião.

      A estratégia soviética de narcóticos foi considerada extremamente sensível, objeto da mais alta classificação de sigilo e segurança.

      AS FARCS ESTÃO FAZENDO O "SERVIÇO SUJO DAS ESQUERDAS LATINO AMERICANAS" !!!

      NÃO VOU FALAR DO PCC PT ... PORQUE ESTÁ PROIBIDO PT (ponto) !!! Grafia usada no código Morse dos antigos telegramas ... ponto= PT

      4
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Veja como a esquerda é maléfica.

      Antes de FHC, não existia Ministério da Defesa. As FORÇAS ARMADAS tinham assento nas reuniões ministeriais.

      Aí, o "senhor" FHC, um sociólogo que foi para o exilio, retornando sob as benesses da LEI DA ANISTIA.

      Se elege presidente do país e, segundo consta, COMPRANDO O PARLAMENTO, MUDA A LEI, PERMITINDO QUE O CHEFE DO EXECUTIVO SE REELEJA !!!

      SIM SENHORES, ESSA É A "ESTÓRIA" RECENTE DESSE PAÍS !!!

      AH! ESQUECI-ME DE CITAR O MAIS IMPORTANTE: ... FHC ABRIU A AVENIDA PARA QUE A ESQUERDA SE PERPETUASSE NO PODER !!!

      É QUE O PETISMO É "PESSIMO" EM TUDO !!! ... ATÉ NA SUA EXISTÊNCIA !!!

      5
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      AH! Foi FHC que criou o Ministério da Defesa, permitindo que "cumpanheiros" tolhessem a participação dos reais representantes da MARINHA, EXÉRCITO E AVIAÇÃO sentassem à mesa de reuniões.

      Veja o absurdo. Pela CONSTITUIÇÃO o eleito Presidente da República é o COMANDANTE EM CHEFE DAS FORÇAS ARMADAS!

      ENTÃO POR QUE PRECISA DE UM MINISTRO DA DEFESA ???

      AH! AGORA EU SEI ... É PRA UM JAQUES VAGNER DO PT BAIANO COMO MINISTRO DA DEFESA !!!

      DÁ PRA ENGOLIR ???

      4
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      LEIA: ... É PRA "COLOCAR" UM JAQUES VAGNER DO PT BAIANO COMO MINISTRO DA DEFESA!!! ...

      4
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Irresponsável, corrupta, desordenada, violenta e autoritária é a esquerda.

      5
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sem falar que toda a elite economica, os bilionários, apoiam o aiatolá mulá. O grande lider da jumentada.

      6
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Não errei não, o STF apavorado com a honestidade do Bolsonaro milita em favor do aiatolá mulá, prende cidadãos de bem apoiadores do Bolsonaro por crime de opinião, prisões sem fundamento nenhum, tudo para por o ladrão cheio de ódio na presidencia com uso de fraude pelas urnas que não podem ser auditadas.

      7
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      Emais uma.vez os jovem mostram o caminho bom ele deve estar falando dos jovens carra pintada o Lindemberg e os jovens de 2018 esses que fizeram a maior cagada da vida e isso e normal os jovems fazer a final por ser jovem já diz tudo sem experiência e conhecimento jovens que tem como educadores militantes que a anos vem colocando na cabeça deles que esperar pelo direito de ganhar algo que nunca se esforçou para conseguir, e como todos sabem tudo que vem de graça vai logo em bora, entao se todo os jovem conseguirem educação de verdade com conteúdo e conhecimento logo eles vão aprender distinguir o certo do errado, o ladrão do trabalhador e assim por diante, essas lombrigas que ficam presas a merda a final e o Abita delas né,por exemplo lula e calas e tem mais uma 7 que as vezes aparece, entao o maior medo deles e que os jovem aprendam que evoluir pelo sua capacidade pode dar frutos melhores, ou vão ficar assistindo uma ou outra lombriga que consegue ser vereador, deputado, e outros cargas a qual se adaptam tipo carrapato acho um lugar para sugar sangue alheio

      4
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      O apagão dos jovens começou no Ano 2003

      4
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. HILARIO, imagine a canalhice ... Existe uma frente que ataca os jovens em formação ...

      É só ler os livros que o MEC disponibilizava na rede pública durante os governos petistas ... O AGRONEGÓCIO É UM ELEMENTO QUE TRAZ A DESIGUALDADE E A DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. ....

      Não é com essas palavras que os alunos liam os seus livros ... MAS A IDÉIA A SER PASSADA ... ERA SIM ... ESSA !!!

      Após a redemocratização, os comunistas anistiados, voltaram ao Brasil e aparelharam todo o sistema de educação do país.

      Lembro do meu tempo de faculdade, onde a maioria dos "play bois" usavam camisetas com a cara de CHE GUEVARA ... A moda era ser do CONTRA ... MESMO QUE O LADO QUE SE APOIAVA MOSTRASSE QUÃO IMBECIL ERA O MILITANTE !!!

      Então ... ACREDITO QUE O APAGÃO É BEM MAIS ANTIGO QUE 2003 !!!

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Pois o meu tempo de faculdade foi de 1970 a 1974 ... EM PLENA DITADURA ...

      ENGRAÇADO ... EU NUNCA FUI PERSEGUIDO OU TORTURADO !

      OS LOUCOS SEMPRE VÃO POR A CULPA NO OUTRO !!!

      1
  • Elvio Zanini Sinop - MT

    Estão tentando novamente , A Agremiação e Concentração dos Cargos em Suas Mãos e dominar os Agricultures , e mais afins.

    13
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      O PT é uma organização criminosa que tem como objetivo final instruir uma ditadura de partido único!

      16
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sr Rodrigo,,, INSTITUIR,,,, acho que o seu celular é comunista(chines)--- Comunista tem um hábito incoercível de trocar as palavras dos outros---

      9
    • QUINCAS BERRO D'ÁGUA Rondonopolis - MT

      Eu acho que quem criou as gaiolas foi a esquerda, a gaiola das loucas. Tanto mais loucas quanto mais gramscista. E essa conversa de golpe não cola mais, todos sabem que em 1964 o povo foi em massa para a rua pedir intervenção militar para frear os revolucionários, estes sim assassinos e sanguinários, que queriam realmente impor uma ditadura do proletariado no Brasil. O maior erro dos militares foi ter dado anistia para o bando de vagabundos criminosos. Chegaram ao poder e assaltaram os cofres públicos como nunca antes na história desse país e o que é pior com o discursinho cinico e mentiroso que era tudo em prol do pobre.

      12
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      "Sr. QUINCAS" ... O POBRE "BOLSISTA" só tem uma tecla....

      Bolsonaro é fascista e o Loola é o salvador da pátria ...

      Falo com convicção ... O LOOLA É LADRÃO & QUEM O APOIA ... OU É INOCENTE OU É LADRÃO DA MESMA ESTIRPE !!!

      ESSA É A REALIDADE... CANALHAS !!!

      11
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Srs Quincas e Paulo, O SILENCIO nao e' um vazio, o SILENCIO pode conter a melhor resposta---HOJE QUANDO VEJO O NOME DELE PASSO DIRETO, nao leio nada , nao me aborreço nao me preocupo com discursos estereis

      7
    • QUINCAS BERRO D'ÁGUA Rondonopolis - MT

      Hilário, todo comunista aplica a máxima de Lenin, chame-os daquilo que voce é, acuse-os daquilo que voce faz. Por exemplo, uma boa definição de fascismo é a união do poder politico com o poder economico, isso é fascismo, isso foi o que Mussolini fez, a nossa CLT é fascista, os esquerdistas defendem a CLT então são fascistas, defendem a união do poder politico com o poder economico representados por Blairo Maggi e Lula, são fascistas. Enfim, chame-os daquilo que voce é, acuse-os daquilo que voce faz....

      6
    • QUINCAS BERRO D'ÁGUA Rondonopolis - MT

      De resto se colocam sempre em uma posição moral superior a dos outros, se voce compra uma área e derruba 20% para ali exercer suas atividades laborais quer no fundo botar fogo no mundo, enquanto eles defendem a floresta e seus nativos, ou seja, moralmente são superiores a todos...e por aí vai, mas não passa muito disso, principalmente entre militantes semi letrados como esse aí...

      6
    • QUINCAS BERRO D'ÁGUA Rondonopolis - MT

      Veja Hilário, isso é tão simples de entender, tente entrar em uma sede dos Maggi só para ver se lá não encontrará seguranças armados, segurança para ele, insegurança para todos os outros, pois então não seria verdade que Lula quer desarmar todos os cidadãos do país?

      4
    • QUINCAS BERRO D'ÁGUA Rondonopolis - MT

      Para mim Blairo Maggi é um sujeito ordinário, pois que em outros tempos escondeu-se atrás do discurso justificando dinheiro público em atividades privadas para gerar empregos e agora se esconde através do discurso cinico de que Lula foi melhor para os brasileiros que Bolsonaro está sendo. Todo o resto vai para baixo do tapete.

      6
    • QUINCAS BERRO D'ÁGUA Rondonopolis - MT

      Ele e TODOS os seus cupinchas.

      6
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      Sr Quincas e muito simples eles pregam que defendem o povo aí que eles defendem o povo deles a elite deles e mantém o seu braço forte que e o mar em barracas de lona a beira de br, em 16 anos foi assim, a outra parte militante que foi a dos professores e até hoje são capachos dessa ideologia burra que colocaram na cabeça deles, ou seja quanto mais inúteis pra eles melhor, e sim o pt não tá nem aí com o povo e só acompanha a vida de deslumbre de toda sua cúpula, quanto ao Maggi foi igual a colocar a raposa pra cuidar do galinheiro, Emais veja o Lola tirou bilhões da educação e passou aos donos de faculdade através do Fies ou seja fez o probre pagar as mensalidades, no sonho de estar um uma faculdade particular, pagou grande parte da dívida externa m vez de pagar a interna que os juros só muito maiores para o Brasil, e sem contar todas as obras fora só país mais de 20 e todas finalizadas, bom se isso e ser pelo pelo não queria ver eles serem contra. Sem mais

      5
  • VINICIUS MORENO Umuarama - PR

    O que está em jogo são cargos para os apoiadores, por isso eles estão fechado com o Descondenado. Todos foram ministros, secretários ou alguma coisa nos governos CORRUPTOS DO PT. BLAIRIO QUER SER MAIS UM "CAMPEÃO NACIONAL", AQUELES AMIGOS DO REI?

    7
    • QUINCAS BERRO D'ÁGUA Rondonopolis - MT

      O que os fascistas bilionários querem é um diálogo cabuloso com a turma do PT. No governo Bolsonaro não tem isso.

      14