Simone Tebet confirma senadora Mara Gabrilli como candidata a vice em eleição presidencial
![]()
Por Pedro Fonseca
(Reuters) - A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) foi confirmada oficialmente nesta terça-feira como candidata a vice-presidente na chapa encabeçada pela também senadora Simone Tebet (MDB-MS) na eleição presidencial de outubro.
A federação PSDB-Cidadania já havia aprovado o apoio a Tebet e acertado que ocuparia o cargo de vice da chapa, mas ainda não havia definido o nome. Inicialmente, o favorito era o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), mas a decisão final foi por uma chapa 100% feminina.
"Estou lisonejada de ter uma mulher como a Simone me convidando para ser vice dela. Eu admiro a Simone desde o dia que a conheci... A Simone é a primeira mulher candidata à Presidência com outra mulher ao lado dela, e ainda uma mulher com deficiência", disse Gabrilli no anúncio oficial de seu nome como candidata a vice.
Gabrilli, que ficou tetraplégica após sofrer um acidente de carro em 1994, foi eleita senadora em 2018, e antes havia sido deputada federal e vereadora em São Paulo.
“Eu tinha dúvida se uma chapa 100% feminina seria aceita. Que bom que as pesquisas mostraram que homens e mulheres estão prontos para votar nessa chapa", disse Tebet. "Nós já estamos fazendo história."
O evento de confirmação da chapa contou com a presença dos presidentes do MDB, deputado Baleia Rossi; do PSDB, Bruno Araújo; e do Cidadania, Roberto Freire.
Tebet teve a candidatura à Presidência aprovada pelo MDB em convenção nacional no mês passado, apesar de parte do partido já ter declarado apoio no primeiro turno ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder nas pesquisas para o Palácio do Planalto.
Tebet aparece hoje com 2% a 4% de intenções de voto nas pesquisas eleitorais.
Parte do MDB já decidiu que não irá apoiar a senadora e, em 11 Estados, Tebet não deverá ter palanque. Representantes dos diretórios regionais de Amazonas, Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Bahia, Espírito Santo, Ceará, Alagoas e Rio de Janeiro estiveram com Lula para declarar apoio ao ex-presidente.
A disputa presidencial deste ano já tem outra chapa 100% feminina. No domingo, o PSTU definiu a candidatura de Vera Lúcia para presidente e da indígena Kunã Yporã, conhecida como Raquel Tremembé, como vice. No último Datafolha, divulgado semana passada, Vera Lúcia aparecia com 1% das intenções de voto.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde