Preços do petróleo atingem menor nível desde a invasão da Ucrânia, com temores de recessão
![]()
Por Noah Browning
LONDRES/NOVA YORK (Reuters) - Os preços globais do petróleo caíram nesta quinta-feira para seus níveis mais baixos desde antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro, com traders preocupados com a possibilidade de uma recessão econômica no final deste ano que poderia minar a demanda por energia.
Os futuros do Brent perderam 2,66 dólares, ou 2,75%, a 94,12 dólares por barril, o menor fechamento desde 18 de fevereiro.
O petróleo dos EUA, WTI, fechou em baixa de 2,34 dólares, ou 2,12%, a 88,54 dólares, a mínima desde 2 de fevereiro.
A queda nos preços do petróleo pode ser um alívio para os grandes países consumidores, incluindo os Estados Unidos e países da Europa, que vêm pedindo aos produtores que aumentem a produção para compensar a escassez de oferta e combater a inflação furiosa.
O petróleo havia subido para mais de 120 dólares o barril no início do ano. Uma recuperação repentina na demanda ante os dias mais sombrios da pandemia de Covid-19 coincidiu com interrupções no fornecimento decorrentes de sanções à grande produtora, a Rússia, por sua invasão à Ucrânia.
A venda desta quinta-feira sucedeu um aumento inesperado nos estoques de petróleo dos EUA da semana passada. Os estoques de gasolina, proxy para a demanda, também mostraram um aumento surpreendente, já que a demanda desacelerou sob o peso dos preços da gasolina perto de 5 dólares o galão, disse a Administração de Informação de Energia dos EUA.
"Parece que a fraqueza de quarta-feira após a demanda implícita de gasolina mais fraca do que o esperado nos EUA, juntamente com a quebra dos níveis de suporte técnico nesta quinta-feira, arrastaram o petróleo para baixo", disse Giovanni Staunovo, analista do UBS.
(Reportagem de Noah Browning; com reportagem adicional de Laura Sanicola, Richard Valdmanis e Emily Chow)
((Tradução Redação São Paulo))
0 comentário
Trump diz que EUA precisam fazer acordo significativo com Irã e cita boas conversas
Wall Street cai com perdas das ações de tecnologia
Argentina para: Greve Geral trava o Porto de Rosário e acende o alerta no agronegócio
Autoridades europeias estão céticas sobre chance de EUA conseguirem acordo de paz na Ucrânia este ano
Dino impede Congresso de aprovar novas leis com penduricalhos que superam teto do funcionalismo
Wall Street abre em baixa com queda das ações de tecnologia