Bloomberg: Inflação ao consumidor da China pode ultrapassar 3% em breve, diz CICC
A onda de inflação global que em grande parte ultrapassou a segunda maior economia do mundo pode estar atingindo os preços na China, afinal.
O índice de preços ao consumidor da China subiu rapidamente nos últimos meses e está prestes a ultrapassar 3% em relação ao ano passado, segundo analistas da China International Capital Corp. Isso superaria a meta do governo de cerca de 3% para o ano, criando um desafio para as autoridades que já tentam equilibrar uma frágil recuperação econômica.
“Se a inflação exceder a meta existente, achamos que os formuladores de políticas enfrentarão o dilema de escolher entre inflação e crescimento”, escreveram os analistas do CICC em uma nota de pesquisa na segunda-feira. “Um aumento adequado na tolerância à inflação pode se tornar uma norma em meio a um novo paradigma macroeconômico para a economia global, em nossa opinião.”
A inflação dos preços ao consumidor na China permaneceu relativamente baixa em comparação com os custos crescentes vistos em outros lugares, já que a demanda continua deprimida por políticas rígidas de controle da Covid e surtos esporádicos.
Mas os preços subiram nos últimos meses, atingindo 2,5% em junho em relação ao ano anterior, o ritmo mais forte em dois anos. A China divulga os dados de inflação de julho na quarta-feira, com previsão de aumento do IPC para 2,9%, de acordo com a estimativa mediana de economistas consultados pela Bloomberg.
Um grande impulsionador da inflação ao consumidor da China tem sido a recuperação dos preços da carne suína, um produto-chave na cesta do IPC.
“As opiniões dominantes afirmam que o ciclo do suíno é independente e que a taxa geral de inflação não aumentará”, escreveram os analistas do CICC. “Acreditamos que esta é uma análise estática e que ignora fatores de médio prazo que podem afetar a inflação.”
O planejador econômico do estado se moveu para conter o rápido aumento nos preços da carne suína, com medidas que incluem estudar a venda de carne suína das reservas estaduais e pedir aos criadores de suínos que não acumulem suprimentos.
A inflação acima da meta do governo resultaria em um dos dois cenários para a política macroeconômica: inflação baixa e crescimento baixo, e inflação e crescimento adequadamente mais altos, de acordo com os analistas do CICC.
“Achamos que a segunda é uma opção melhor, que deve beneficiar o desenvolvimento saudável da economia e das finanças”, escreveram.
0 comentário
Wall Street fecha em alta com esperanças de um acordo de paz com Irã e estreia histórica da SpaceX
Dólar à vista fecha em baixa de 0,76%, a R$5,0610 na venda
Ibovespa fecha em queda pressionado por Petrobras, mas assegura 1º ganho semanal desde abril
Petróleo Brent cai ao nível mais baixo desde março
Taxas caem em dia de IPCA e expectativa de acordo entre EUA e Irã
Investidores esperam volume intenso de negócios com opções sobre ações da SpaceX