Dólar tem firme alta com exterior instável e cenário eleitoral no radar

Publicado em 16/08/2022 17:50 e atualizado em 16/08/2022 18:31

Logotipo Reuters

O dólar registrou sólida valorização nesta terça-feira, com o real entre as moedas mais golpeadas em uma sessão negativa para divisas correlacionadas às matérias-primas, cujos preços voltaram a cair por temores de recessão global.

O dólar à vista subiu 0,94%, a 5,1405 reais, depois de na máxima saltar 1,24%, para 5,1555 reais, maior nível desde a sexta-feira passada.

A instabilidade nos mercados externos estimulou a demanda pela proteção da moeda norte-americana. O índice do dólar frente a uma cesta de rivais evitava uma correção mesmo depois do salto da véspera, e as bolsas de valores em Nova York oscilaram entre perdas e ganhos por toda a sessão.

Um índice de commodities emendou a terceira baixa consecutiva e acumula um tombo de 12,7% desde os picos em vários anos alcançadas em junho, pressionando adicionalmente os termos de troca do Brasil, uma das variáveis na conta da taxa de câmbio de equilíbrio. O minério de ferro, um dos principais componentes da pauta de exportação do Brasil, voltou a cair na Ásia.

Por aqui, analistas não deixaram de citar o início oficial da campanha eleitoral, período historicamente associado a um aumento da volatilidade no mercado financeiro.

A partir desta terça está liberada a realização de propaganda partidária e a realização de eventos de arrecadação de recursos para a campanha.

O foco dos investidores é entender quais as propostas dos dois candidatos que lideram pesquisas de intenção de voto --Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL)-- para a política fiscal. Por ora, o entendimento é que ambos dão indicações de mais afrouxamento no controle de gastos.

"O mercado melhorou desde os preços de julho, depois das sinalizações do Fed, mas nessa frente (fiscal) o cenário não melhorou, pelo contrário", disse Luciano Rostagno, estrategista-chefe do banco Mizuho, em referência a indicações de Bolsonaro e Lula sobre aumento permanente de gastos em 2023. "Esse debate fiscal vai continuar no foco do mercado pelos próximos anos", completou.

A demanda por opções de compra de dólar em relação à procura por opções de venda da moeda voltou a subir justamente num momento em que o dólar entrou em rota de baixa, indicando pouca convicção dos agentes financeiros na manutenção dos patamares em torno de 5,10 reais em que a divisa norte-americana chegou a operar recentemente.

Enquanto isso, a volatilidade implícita --uma medida da expectativa de vaivém nos preços-- bateu no prazo para três meses o maior patamar desde julho de 2020, quando a comunidade financeira e o mundo ainda lidavam com o baque inicial da pandemia de Covid-19.

Gestores de fundos da América Latina se mostram mais preocupados do que em julho com os planos para a política fiscal brasileira após as eleições, e um número maior deles espera que o mercado financeiro reaja aos resultados das pesquisas de intenção de voto até as eleições, mostrou sondagem do Bank of America referente a agosto divulgada nesta terça-feira.

No curto prazo, a possibilidade de um banco central norte-americano menos agressivo na política monetária parece aplacar maiores temores do lado político-fiscal no Brasil, contudo.

Na sondagem do BofA, a maioria respondeu esperar dólar entre 4,81 reais e 5,40 reais ao término deste ano, e a aposta alternativa em um preço mais alto --entre 5,41 reais e 5,70 reais ao fim do ano-- despencou de cerca de 25% em julho para menos de 10% em agosto.

Rostagno, do banco Mizuho, revisou para 5,10 reais a projeção para o dólar ao fim de 2022, ante 5,20 reais anteriormente, citando um cenário de juros menos pressionados nos EUA.

   

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário