Ibovespa fecha em alta com apoio de Vale

Publicado em 16/08/2022 17:53 e atualizado em 16/08/2022 18:32

Logotipo Reuters

O Ibovespa fechou em alta nesta terça-feira, ajudado por Vale, após trocar de sinal várias vezes durante o pregão, com agentes financeiros analisando a última tranche de balanços de empresas brasileiras referentes ao segundo trimestre.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,43%, a 113.512,38 pontos, renovando máxima de fechamento em quase quatro meses. Durante a sessão, oscilou entre a mínima de 112.689,84 pontos e a máxima de 113.626,04 pontos.

O volume financeiro somou 24,6 bilhões de reais, ante média no mês de 27,9 bilhões de reais e no ano de 28,9 bilhões de reais.

De acordo com Régis Chinchila, analista da Terra Investimentos, investidores estão atualizando suas projeções após a safra de balanços, mas também se preparando para a campanha eleitoral que começou oficialmente nesta terça-feira.

Discussões sobre os programas de governo dos principais candidatos, particularmente no que se refere às políticas fiscais, assim como a composição de suas equipes econômicas, devem ocupar as atenções no mercado financeiro nos próximos meses.

Chinchila também relacionou o movimento "travado" do Ibovespa à expectativa para a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve na quarta-feira, dado que segue aberta a discussão sobre o ritmo da alta de juros nos Estados Unidos.

Em Wall Street, o Dow Jones avançou 0,71%, o que avalizou o fechamento positivo na bolsa paulista, enquanto o S&P 500 subiu apenas 0,19% e o Nasdaq Composite cedeu 0,19%.

Para Leandro De Checchi, analista da Clear Corretora, a indecisão do Ibovespa no pregão desta terça-feira deixa sinais de exaustão do movimento de alta iniciado no início de julho, "o que pode trazer alguma realização nos próximos pregões".

DESTAQUES

- VALE ON avançou 2,42%, a 69,95 reais, recuperando o fôlego após declínio de mais de 2% na véspera, apesar da fraqueza dos preços do minério de ferro na Ásia nesta sessão. No melhor momento, a ação atingiu 70,35 reais, máxima intradia em mais de um mês. CSN MINERAÇÃO ON, que divulgou balanço na véspera, recuou 1,03%.

- IRB BRASIL RE ON fechou em alta de 3,85%, a 2,16 reais, após tombo na véspera, tendo no radar prejuízo trimestral, além da divulgação de desenquadramento regulatório, o que espera corrigir até outubro. Investidores estão atentos a um potencial aumento de capital pela companhia. O BTG Pactual afirmou que o resultado do segundo trimestre tornou urgente a operação.

- POSITIVO ON valorizou-se 4,94%, a 10,84 reais, ampliando a alta em agosto, ainda embalada pelo resultado na semana passada, além da perspectiva para o segundo semestre. O papel também está entre os que se beneficiam da perspectiva de que o ciclo de alta dos juros no Brasil pode ter se encerrado ou está próximo do fim.

- BRF ON subiu 6,53%, a 17,62 reais, oferecendo um apoio, em dia positivo para ações de empresas de alimentos, tendo de pano de fundo a alta do dólar frente ao real, o que tende a ajudar as companhias, que têm parte da receita em dólar. JBS ON fechou em alta de 4,89%, MARFRIG ON avançou 4,78% e MINERVA ON encerrou com ganho de 1,91%.

- MAGAZINE LUIZA ON avançou 2,72%, a 4,15 reais, na terceira alta seguida, recuperando preços de maio, com a alta em agosto somando 60,85%. Parte da recuperação tem respaldo nas perspectivas para a Selic, de manutenção dos atuais 13,75% ou um aumento apenas residual em setembro. No setor, porém, VIA ON cedeu 0,55% e AMERICANAS ON caiu 1,04%.

- CSN ON fechou em alta de 0,44%, a 16 reais, mesmo após o Ebitda ajustado do segundo trimestre cair para 3,26 bilhões de reais, uma vez que ficou dentro do esperado. Executivos da companhia afirmaram que a siderúrgica está vendendo mais aço no terceiro trimestre e a preços relativamente estáveis em relação aos três meses imediatamente anteriores.

- YDUQS ON desabou 11,76%, a 14,03 reais, tendo de pano de fundo prejuízo de 63,3 milhões de reais no segundo trimestre, revertendo resultado positivo um ano antes. Para o Citi, "não há muito o que comemorar nos resultados" e a empresa não fornecer projeções para captação e tíquetes no segundo semestre pode sugerir um ambiente operacional ainda incerto.

- MÉLIUZ ON recuou 9,8%, a 1,38 real, após divulgar prejuízo líquido de 28,2 milhões de reais no segundo trimestre. A ação teve forte alta na véspera. O Itaú BBA avaliou que a empresa reportou resultados modestos, tendo enfrentado um cenário mais adverso devido à desaceleração do e-commerce no país e despesas extraordinárias.

- PETRORIO ON caiu 3,99%, a 24,32 reais, em sessão de queda dos preços do petróleo no exterior. Além disso, a companhia divulgou na noite da véspera que interrompeu temporariamente a produção no Campo de Frade devido a uma avaria na linha de gás inerte do FPSO. A companhia estimou, inicialmente, que a parada poderá levar de 5 a 7 dias.

- REDE D'OR ON cedeu 3,97%, a 37,45 reais, em sessão de ajustes após avançar 7,5% na véspera. A rede de hospitais divulgou na noite de segunda-feira Ebitda de 1,44 bilhão de reais para o segundo trimestre, alta de 15,5% ano a ano, mas dentro do esperado. A Rede D'Or espera preços maiores após reajuste de operadoras em linha com IPCA.

- PETROBRAS PN subiu 0,91%, a 32,01 reais, apesar da queda dos preços do petróleo no exterior, onde o Brent encerrou em baixa de 2,9%, a 92,34 dólares o barril.

- ITAÚ UNIBANCO PN subiu 1%, a 27,24 reais, e BRADESCO PN avançou 1,44%, a 19,71 reais. Analistas do JPMorgan reiteraram recomendação 'outperform' para os dois, estabelecendo preço-alvo de 30 reais para Itaú no final de 2023 (de 28 reais no final de 2022) e de 22 reais para Bradesco no final do próximo ano (de 23 reais no final deste ano).

(Por Paula Arend Laier)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário