Explosões em base russa na Crimeia sugerem reação de ucranianos
![]()
O governo da Rússia denunciou sabotagem e a Ucrânia sugeriu ser responsável pelas explosões ocorridas nesta terça-feira em uma base militar na Crimeia, península anexada pela Rússia e uma importante linha de suprimentos para a invasão russa à Ucrânia.
As explosões envolveram um depósito de munição em uma base militar no norte da península da Crimeia, interrompendo trens e forçando a retirada de 2.000 pessoas de uma vila próxima, segundo autoridades e agências de notícias russas.
Nuvens de fumaça foram vistas mais tarde em uma segunda base militar russa na região central da Crimeia, disse o jornal russo Kommersant, enquanto explosões atingiram outra instalação no oeste na semana passada.
As explosões aumentaram a perspectiva de uma nova dinâmica na guerra, que já dura seis meses, caso a Ucrânia tenha agora a capacidade de realizar ataques mais profundos em território ocupado pela Rússia, ou se grupos favoráveis a Kiev estiverem realizando ataques de guerrilha com sucesso.
A Rússia usou a Crimeia, que anexou da Ucrânia em 2014, para reforçar suas tropas que lutam em outras partes do país com equipamentos militares, um processo que a Ucrânia deseja interromper antes de uma potencial contra-ofensiva no sul.
A Crimeia é a base da Frota do Mar Negro da Rússia e também é uma estância popular de férias de verão.
Nas explosões de terça-feira, uma subestação de eletricidade também pegou fogo, de acordo com imagens da TV estatal russa. Sete trens foram atrasados e o tráfego ferroviário em parte da linha no norte da Crimeia foi suspenso, disse a agência de notícias russa RIA.
A Ucrânia não confirmou ou negou oficialmente a responsabilidade pelas explosões na Crimeia, embora suas autoridades tenham aplaudido abertamente os prejuízos para a Rússia no território.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, pediu aos ucranianos que evitem bases militares russas e depósitos de munição e disse que as explosões podem ter várias causas, incluindo incompetência.
"Mas elas todas significam a mesma coisa -- a destruição da logística dos ocupantes, suas munições, equipamentos militares e outros e postos de comando salvam as vidas do nosso povo", disse ele em um discurso à noite.
1 comentário
Argentina para: Greve Geral trava o Porto de Rosário e acende o alerta no agronegócio
Autoridades europeias estão céticas sobre chance de EUA conseguirem acordo de paz na Ucrânia este ano
Dino impede Congresso de aprovar novas leis com penduricalhos que superam teto do funcionalismo
Wall Street abre em baixa com queda das ações de tecnologia
Ibovespa sobe com apoio de Petrobras
Ibovespa tem alta modesta com apoio de Petrobras, mas Vale pesa
Elvio Zanini Sinop - MT
A melhor tática de UCRÂNIA ; está certa é Destruir a munição e os equipamentos do Inimigo; evita mortes entre os civis da Ucrânia.