IFC, do Banco Mundial, lançará plataforma blockchain para compensações de carbono

Publicado em 17/08/2022 16:30

Logotipo Reuters

Por Simon Jessop e Shadia Nasralla e Cole Horton

LONDRES/NOVA YORK (Reuters) - O International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial, disse à Reuters nesta quarta-feira que lançará junto com algumas empresas uma plataforma em blockchain para negociação de compensações de carbono, com o objetivo de atrair mais investidores institucionais para projetos favoráveis ​​ao clima em mercados emergentes.

A aposta é que o uso de blockchain - um banco de dados digital com informações que podem ser compartilhadas publicamente dentro de uma grande rede descentralizada - impulsionará as compensações de carbono em maior medida do que os métodos mais tradicionais.

Esses créditos são usados ​​por empresas e organizações para compensar as emissões ao contabilizar sua pegada de carbono. Eles representam projetos que compensam as emissões, como plantio de árvores ou geração de energia solar e eólica.

Várias empresas de tecnologia financeira surgiram no ano passado com o objetivo de transformar compensações de carbono em tokens digitais, mas o mercado tem tido dificuldades para ganhar força junto às companhias e investidores institucionais em meio a preocupações sobre a origem e os benefícios ambientais de alguns dos créditos negociados.

O IFC fez parceria com a empresa de economia sustentável Aspiration, a companhia de tecnologia blockchain Chia Network e o investidor em biodiversidade Cultivo para lançar o Carbon Opportunities Fund (Fundo de Oportunidades em Carbono, na tradução livre), que fornecerá as compensações de carbono em blockchain.

Com 10 milhões de dólares iniciais, o fundo comprará créditos de carbono de projetos escolhidos por Aspiration e Cultivo, que serão então tokenizados usando tecnologia da Chia e rastreados utilizando o banco de dados Climate Warehouse, do Banco Mundial.

"Vai estabelecer um padrão e um benchmarking para o mercado que torna mais provável que outro capital institucional venha atrás", disse Steve Glickman, presidente do braço internacional da Aspiration.

Glickman acrescentou que apenas cerca de 10% dos projetos de crédito de carbono atualmente atendem aos critérios do fundo.

Os mercados de crédito de carbono são amplamente desregulados, pois os governos ainda não chegaram a um acordo sobre as regras comerciais. Muitos países e empresas consideram a compensação como uma forma de ajudar a atingir suas metas líquidas de emissões zero de carbono até 2050, crucial para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

O fundo da IFC identificou 250 mil a 300 mil toneladas de créditos que podem ser comprados até o final do ano e está conduzindo a devida diligência em projetos que representam cerca de 1 milhão de toneladas de créditos que podem estar disponíveis nos próximos meses.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário