Zelenskiy diz que ONU precisa garantir segurança da usina nuclear de Zaporizhzhia

Publicado em 18/08/2022 12:33

Logotipo Reuters

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse após conversas nesta quinta-feira com o secretário-geral da ONU, António Guterres, que a Organização das Nações Unidas precisa garantir a segurança da usina nuclear de Zaporizhzhia ocupada pelas forças russas.

Zelenskiy afirmou que ele e Guterres, reunidos na cidade de Lviv, no oeste do país, discutiram um acordo mediado pela ONU com o objetivo de aliviar a crise alimentar global e concordaram que a coordenação de esforços para garantir as exportações ucranianas deve continuar.

"Foi dada especial atenção ao tópico da chantagem nuclear da Rússia na usina nuclear de Zaporizhzhia. Esse terror deliberado por parte do agressor pode ter consequências catastróficas globais para o mundo inteiro", escreveu Zelenskiy no aplicativo de mensagens Telegram.

"Portanto, a ONU precisa garantir a segurança deste objeto estratégico, sua desmilitarização e libertação completa das tropas russas."

Kiev acusa Moscou, cujas forças capturaram a usina nuclear em março, de usá-la como escudo para bombardear alvos ucranianos. Também diz que a Rússia bombardeou a usina. Moscou afirma que a Ucrânia é quem bombardeia a instalação.

A Rússia disse nesta quinta-feira que pode fechar a maior usina nuclear da Europa depois que ela foi bombardeada na linha de frente na Ucrânia, uma medida que, segundo Kiev, aumentaria o risco de uma catástrofe nuclear no país.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário