Pessoas entendem que trabalho do BC está em grande parte feito, diz Campos Neto

Publicado em 18/08/2022 13:41

Logotipo Reuters

As pessoas entendem que o trabalho de política monetária do Banco Central no combate à inflação foi “em grande parte” feito, disse nesta quinta-feira o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, citando que o país é um dos poucos em que o mercado já precifica uma queda dos juros à frente.

“O Brasil fez o trabalho mais cedo, mais rápido e as pessoas entendem que o trabalho do Banco Central está em grande parte feito”, afirmou.

Neste mês, o BC elevou a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, a 13,75% ao ano, e informou que avaliará um ajuste residual na reunião de setembro, indicando que o agressivo ciclo de aperto monetário iniciado em 2021 foi encerrado ou está próximo do fim.

Para Campos Neto, o cálculo do impacto cumulativo da taxa básica de juros mais alta envolve bastante incerteza e explica parte das diferenças entre as estimativas do BC e do mercado para a inflação. Por isso, segundo ele, o BC vai acompanhar os movimentos de preços e tem dito que busca levar o índice para o redor da meta.

Em evento promovido pelo banco BTG, o presidente do BC explicou que a decisão de focar a política monetária no primeiro trimestre de 2024 é temporária e não muda o alvo da inflação.

Na reunião deste mês do Comitê do Política Monetária, o BC informou que decidiu dar ênfase à inflação acumulada em doze meses no primeiro trimestre de 2024, com o argumento de que a medida suaviza os efeitos diretos das mudanças tributárias implementadas pelo governo neste ano, que preveem corte temporário de impostos, com aumento da taxação em 2023.

"Isso não quer dizer que a gente muda o inflation target, ao contrário, a gente deixa bem claro que está falando sobre horizonte relevante, não sobre meta de inflação", disse. "Obviamente não é permanente, é temporário. À medida em que isso se ajuste, a gente volta a trabalhar na forma como a gente sempre trabalhou."

Ao dizer que a autoridade monetária tem afirmado que busca levar a inflação para o redor da meta, Campos Neto ressaltou que variações de 0,10 ou 0,15 ponto percentual em relação à meta são “uma sintonia fina”.

As metas de inflação para 2023 e 2024 são de, respectivamente, 3,25% e 3,00%, mas as expectativas do mercado apontam para índices maiores em ambos os períodos.

BRASIL X MUNDO

No evento, Campos Neto traçou um cenário global desafiador, com inflação pressionada e desaceleração econômica, ao mesmo tempo em que apresentou visões positivas sobre o Brasil.

O presidente do BC disse que a autoridade monetária revisará sua projeção de crescimento Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2022 para “um pouco acima de 2%”. A estimativa atual do órgão, divulgada em junho, aponta alta de 1,7%.

Ele afirmou que o momento geopolítico e elementos macroeconômicos tendem a gerar fluxo positivo de recursos para o Brasil, destacando o interesse de empresas estrangeiras em investir no país.

“A gente fazendo o nosso dever de casa fiscal, passando essa mensagem de responsabilidade, conduzindo a política monetária de forma vigilante e com cautela, acho que a gente tem se diferenciado”, disse.

“Acho que o fluxo tende a se intensificar”, afirmou, ressaltando que o real está entre as moedas com o melhor desempenho neste ano e que o Brasil talvez seja o único país das Américas com mão de obra farta e energia barata.

Na análise do cenário global, o presidente do BC avaliou que o combate à inflação nos Estados Unidos será mais difícil do que no Brasil porque o país tem um problema crônico de mão de obra.

Campos Neto disse ainda que o desempenho econômico da China é uma grande incógnita, com influência sobre os rumos globais. Para ele, se o país asiático registrar crescimento anual abaixo de 3% poderá haver um efeito maior sobre a atividade de países emergentes.

Na apresentação, ele ainda disse que não aceitaria uma recondução ao cargo de presidente do BC por mais um mandato e ressaltou ter se posicionado contra essa possibilidade, incluída na lei de autonomia do Banco Central. O atual mandato de Campos Neto se encerra em dezembro de 2024.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário