Novo pacote de ajuda dos EUA à Ucrânia inclui drones de vigilância, diz autoridade

Publicado em 19/08/2022 15:19

Logotipo Reuters

O mais recente pacote de assistência de segurança dos Estados Unidos para a Ucrânia inclui drones de vigilância e, pela primeira vez, veículos resistentes a minas terrestres, disse um alto funcionário de defesa dos EUA nesta sexta-feira.

Desde que as tropas russas cruzaram a fronteira ucraniana em fevereiro, no que o presidente russo, Vladimir Putin, chama de "operação militar especial", o conflito se transformou em uma guerra pesada travada principalmente no leste e no sul da Ucrânia.

A autoridade de defesa norte-americana, falando sob condição de anonimato, disse que o pacote terá o valor de 775 milhões de dólares e também inclui munição adicional e 16 sistemas Howitzer de 105 mm.

O pacote incluirá 15 drones de vigilância Scan Eagle, 40 MaxxPro MRAP (veículos protegidos contra emboscadas resistentes a minas) e cerca de 1 mil mísseis antitanque Javelin.

Embora esta seja a primeira vez que os Estados Unidos estejam fornecendo drones Scan Eagle, outro país os forneceu para a Ucrânia no passado, disse o funcionário, sem dar detalhes.

A Reuters informou pela primeira vez sobre o novo pacote de ajuda militar dos EUA na quinta-feira.

Isso elevará o total de ajuda militar dos EUA enviada à Ucrânia desde a invasão da Rússia em 24 de fevereiro para 10,6 bilhões de dólares.

Explosões foram ouvidas durante a noite perto de bases militares nas áreas controladas pelos russos na Ucrânia e na própria Rússia, em uma aparente demonstração da capacidade crescente de Kiev em causar estragos na logística de Moscou longe das linhas de frente.

Desde o mês passado, a Ucrânia tem colocado foguetes avançados fornecidos pelo Ocidente para atacar além das linhas russas. As explosões noturnas na Crimeia e Belgorod estavam além do alcance das munições que os países ocidentais reconheceram ter enviado até agora.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário