Dólar tem maior alta semanal em 1 mês e mira Powell em Jackson Hole

Publicado em 19/08/2022 17:37

Logotipo Reuters

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar voltou a ficar perto da estabilidade no encerramento das operações no mercado interbancário nesta sexta-feira, com fluxos de exportadores depois que a moeda superou 5,22 reais após vários dias seguidos de ganhos, ao fim de uma semana em que a cotação valorizou a reboque de temores inflacionários no mundo e de renovadas preocupações com a economia chinesa.

O dólar à vista registrou variação negativa de 0,06%, a 5,1685 reais, após oscilar entre 5,2207 reais (+0,95%) e 5,166 reais (-0,11%).

A taxa de câmbio segue "congestionada" entre suas médias móveis de 50, 100 e 200 dias, linhas que, rompidas de maneira sustentável, poderiam indicar início de tendência para os preços.

Na semana, o dólar subiu 1,86%. A alta por pouco não evaporou as perdas no acumulado do mês (agora em 0,08%) e reduziu a queda no ano para 7,27%.

O real não chegou a figurar entre as moedas de pior desempenho na semana, com seus pares chileno, colombiano e rand sul-africano encabeçando a lista de perdas no espectro de divisas emergentes.

Mas, num mau agouro para a divisa brasileira e outras de países exportadores de commodities, chamou atenção o declínio do iuan chinês, que pelas taxas "offshore" sofreu a maior desvalorização semanal desde abril (de cerca de 1,4%) e tocou o menor patamar desde setembro de 2020, a 6,8446 por dólar.

A China segue enfrentando reveses nas cadeias de suprimentos decorrentes da pandemia de Covid-19, e suas perspectivas de crescimento tiveram novo abalo nos últimos dias conforme uma onda de calor no país forçou a paralisação de fábricas e piorou o cenário de seca nos reservatórios, com relatos de restrição no consumo de eletricidade.

É nesse contexto em que a segunda maior economia do mundo patina e os EUA seguem enfrentando inflação alta que estrategistas do Bank of America não veem refresco no curto prazo.

"Com a inflação várias vezes acima da meta na maioria dos casos, acreditamos que é muito cedo para esperar um pivô 'dovish' (inclinado a flexibilizar a política monetária). Vemos riscos de taxas de juros mais altas, por mais tempo, do que os preços de mercado. O PBOC (banco central chinês) sinaliza seu desejo de depreciação do iuan com amarras, e rand sul-africano, real, peso mexicano e zloty polonês mostram a maior sensibilidade aos movimentos do iuan", disseram os profissionais em nota.

Na próxima semana, investidores estarão atentos à ata da reunião de julho do Banco Central Europeu (BCE), bem como a comentários do chair do Fed, Jerome Powell, quando discursar na conferência anual global de bancos centrais em Jackson Hole, Wyoming, em 26 de agosto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário