BC não pode baixar a guarda em relação à inflação, diz Campos Neto
![]()
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta sexta-feira que a autoridade monetária não pode "baixar a guarda" em relação à inflação, ressaltando que alguns preços não estão desacelerando na velocidade esperada, o que demanda cautela.
Em evento da gestora 1618 Investimentos, Campos Neto disse que, ainda que muito do que já foi feito na política monetária ainda não tenha tido impacto sobre a economia, o BC precisa passar o recado de que segue "vigilante".
"A gente acha que não pode baixar a guarda. A gente comemora obviamente números de inflação mais baixos, mas sempre clarificando que tem parte grande de medidas do governo. Esse último número recente de inflação, por exemplo, alimentos veio bastante acima do que a gente esperava", afirmou.
O IPCA-15 registrou em agosto a maior deflação em quase 31 anos, de 0,73%, sob os efeitos de medidas que ajudaram na queda dos preços de combustíveis e energia elétrica. Os preços de alimentação e bebidas, no entanto, saltaram 1,12% no mês.
"A gente precisa olhar com bastante cautela", disse Campos Neto, reiterando que o BC esperava que alguns componentes da inflação fossem desacelerar mais rapidamente.
O BC avalia que as expectativas de inflação para 2023 e 2024 começaram a se acomodar e que vão começar a cair em algum momento, disse Campos Neto. "Mas, de novo, a mensagem aqui é que não pode baixar a guarda."
0 comentário
Pacote para conter alta dos combustíveis inclui subsídios e isenções
Governo anuncia ajuda para setor aéreo e novas subvenções sobre diesel e GLP
Wall St fecha em alta conforme investidores pesam negociações e ameaças entre EUA e Irã
Dólar atinge menor valor ante real desde o fim de fevereiro, antes da guerra
Ibovespa tem alta tímida apoiada em Petrobras com investidor atento a ultimato dos EUA ao Irã
Governo da Venezuela e a oposição podem cooperar para proteger ativos dos EUA