Ocidente não honra compromisso de facilitar exportações russas de alimentos, diz chanceler
![]()
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta terça-feira que o Ocidente não está honrando sua promessa de ajudar as exportações russas de alimentos e fertilizantes a chegarem aos mercados globais, levantando possíveis questões sobre o compromisso da Rússia com um acordo histórico de grãos firmado com a Ucrânia.
Lavrov disse que o Ocidente não relaxou as sanções para tornar mais fácil para a Rússia enviar seus produtos agrícolas ao exterior. Moscou via o compromisso como parte fundamental de um acordo de julho intermediado pelas Nações Unidas e pela Turquia para encerrar um bloqueio às exportações de grãos da Ucrânia a partir de seus portos do sul e aliviar uma iminente crise alimentar global.
"Nossos colegas ocidentais não estão fazendo o que nos foi prometido pelo secretário-geral da ONU", declarou Lavrov em entrevista coletiva em Moscou.
"Eles não estão tomando decisões para remover as sanções logísticas que impedem o livre acesso de grãos e fertilizantes russos aos mercados mundiais."
Moscou diz que as sanções ocidentais dificultam o transporte e o seguro de suas cargas, apesar de não visarem diretamente suas exportações de alimentos e fertilizantes.
Lavrov disse que estava em contato com a ONU e pressionando o órgão mundial para garantir que os países ocidentais mantivessem sua parte no acordo de grãos.
O acordo continua sendo o único avanço diplomático significativo na guerra de seis meses lançada pela Rússia contra a Ucrânia.
0 comentário
Dólar cai pela terceira sessão consecutiva em dia positivo para ações no Brasil
Ibovespa fecha em alta firme com impulso de blue chips
Trump ameaça infraestrutura iraniana após Houthis bloquearem via estratégica no Mar Vermelho
Petróleo sobe mais de 3% e fecha na máxima em seis semanas com tensões no Oriente Médio
Empresas afetadas por tarifaço terão acesso a socorro de R$ 18,5 bi
Ataques do Irã a instalações da CIA levantam questões sobre possível papel da Rússia