Rainha Elizabeth morre aos 96 anos em palácio na Escócia

Publicado em 08/09/2022 14:41

Logotipo Reuters

Por Michael Holden e Russell Cheyne

BALMORAL, Escócia (Reuters) - A rainha Elizabeth, monarca mais longeva do Reino Unido e figura central do país por sete décadas, morreu aos 96 anos, informou o Palácio de Buckingham nesta quinta-feira.

"A rainha morreu pacificamente no Palácio de Balmoral nesta tarde", disse o Palácio de Buckingham em comunicado. "O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral nesta noite e retornarão a Londres amanhã."

O filho mais velho de Elizabeth, Charles, de 73 anos, torna-se automaticamente rei do Reino Unido e chefe de Estado de outros 14 países, incluindo Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

Mais cedo nesta quinta, a família real britânica se apressou para ficar ao lado da rainha depois que médicos disseram que estavam preocupados com a saúde da monarca, afirmando que ela deveria permanecer sob supervisão médica. Ela vinha sofrendo do que o Palácio de Buckingham chamou de "problemas de mobilidade episódicos" desde o final do ano passado.

Elizabeth, que também era a monarca mais velha do mundo, subiu ao trono após a morte de seu pai, o rei George 6º, em 6 de fevereiro de 1952, quando ela tinha apenas 25 anos.

Ela foi coroada em junho do ano seguinte. A primeira coroação televisionada foi um prenúncio de um novo mundo em que a vida da realeza se tornaria cada vez mais acompanhada pela mídia.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário