Reuters: Lula diz que, se eleito, Conab vai atuar como estoque regulador de alimentos
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - O candidato do PT à Presidência, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que, se for eleito, vai trabalhar para que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) atue como um estoque regulador de alimentos em situações de alta dos preços dos insumos.
"É preciso que a gente recupere a Conab e seja feito com a Conab como era feito no nosso governo, como se fosse estoque regulador de determinado tipo de alimentos não perecíveis para que, quando tivesse quebra no mercado, o governo entrasse e colocasse os produtos no mercado", disse Lula em entrevista coletiva em Porto Alegre.
O ex-presidente destacou que não tem preconceito com o agronegócio, e disse que as grandes empresas do setor podem muito bem conviver com uma "agricultura familiar forte" no país.
Lula afirmou ainda que não vai permitir desmatamento na Amazônia sob o pretexto de aumentar a área para agricultura no Brasil.
Na entrevista, o petista afirmou ainda que vai provar que é possível garantir o piso salarial nacional dos professores e também da enfermagem. Esse último está suspenso por decisão liminar do Supremo Tribunal Federal (STF).
(Reportagem de Ricardo Brito)
0 comentário
Ibovespa fecha acima dos 186 mil pela 1ª vez puxado por blue chips e com aval de NY
Dólar fecha abaixo dos R$5,20 em sessão de fluxo de investimentos para emergentes
Casa Branca reduz expectativas de crescimento do emprego; Fed enfrenta o mesmo problema
Índice STOXX 600 fecha em recorde com abrandamento de temores com IA e ganhos do UniCredit
Inflação da zona do euro deve se estabilizar na meta do BCE, afirma Lagarde
Grande vitória eleitoral da premiê japonesa pode significar mais atritos com Pequim