BCE pede a bancos que revejam planos de capital diante de desaceleração econômica
![]()
A situação do setor bancário na zona do euro é robusta frente a uma possível recessão, mas o Banco Central Europeu (BCE) segue pedindo às instituições que revisem seus planos de capital, disse Andrea Enria, supervisor da entidade, nesta segunda-feira.
Os bancos montaram uma ampla posição de capital nos últimos anos e também podem se beneficiar do aumento das taxas de juros, mas uma quase certa recessão econômica e os custos de energia altíssimos devem pesar em partes do setor.
"Estamos pressionando os bancos a focar na concentração de exposição em setores que são particularmente dependentes de energia e frágeis a choques energéticos", disse Enria em uma conferência em Bruxelas.
"Então, estamos pedindo aos bancos que revejam suas projeções de capital para cenários severos e adversos e vamos dialogar com eles."
Enria observou que as empresas envolvidas no financiamento de imóveis comerciais, imóveis residenciais e ao consumidor estão particularmente expostas ao aumento dos custos de empréstimos e merecem atenção.
"Também há a questão das exposições a compensação de derivativos de energia que vimos como um problema nos últimos tempos", disse Enria.
0 comentário
Índice europeu tem pouca variação em início de semana mais curta por feriado
Arrecadação federal soma R$226,8 bi em novembro, interrompe desaceleração e bate recorde no mês
ANP autoriza início da produção na P-78 no campo de Búzios
Wall Street sobe com recuperação do setor de tecnologia
Economia da China cresceu abaixo de 3% em 2025, metade da meta oficial, diz Rhodium Group
Brasil teve 2025 marcado pelo choque de juros, atenção às contas públicas e apoio fundamental do agro